Quarteira

Dia da Cidade de Quarteira | Lançamento da obra do novo Quartel do Subdestacamento Territorial da GNR

Comemorou-se este sábado, dia 13 de maio, o Dia da Cidade de Quarteira, 18.º Aniversário da Elevação a Cidade.

A manhã centrou-se no exterior e no interior do Centro Autárquico de Quarteira com os seguintes momentos:

Cerimónia Oficial;

– Apresentação da mostra ‘Gotas de Mar’, das colaboradoras do Cantinho da Amizade.

Atuação da Tuna da Academia do Saber.

– Entrega dos prémios de reconhecimento ‘Mérito Escolar’ e ‘Cidadão de Mérito da Freguesia’.

Na parte da tarde, o programa incidiu sobre as intervenções que estão a ser realizadas na cidade.

O primeiro momento foi a visita à obra de requalificação do espaço público nas Ruas Coppingen e Stuttgart, perto da Igreja de S. Pedro do Mar.

Seguidamente, foi inaugurada a requalificação do espaço de Street Workout.

O programa da tarde ficou encerrado com o lançamento da obra do novo Quartel do Subdestacamento Territorial da GNR de Quarteira.

Trata-se de mais um equipamento que vem contribuir para a melhoria da segurança de residentes e turistas, considerado um eixo fundamental para o executivo municipal.

O edifício do antigo Quartel de Bombeiros localizado junto ao Calçadão será agora ampliado e reconvertido para acolher o Quartel do Subdestacamento Territorial da GNR de Quarteira. Pretende-se criar um espaço com todas as condições para os militares que trabalham nesta cidade mas também direcionado para a população que acorre a estes serviços.

Custeada na totalidade pela Autarquia, a obra significará um investimento que ronda 1 milhão de euros e terá um prazo de execução de 365 dias.

Para o presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo, “este é um momento muito significativo já que o polo urbano de Quarteira/Vilamoura, muito importante no contexto da rede das cidades do Algarve e do Sul do país, era o único que não tinha umas instalações condignas para que a GNR pudesse exercer as suas funções com eficácia”. Recorde-se que, inicialmente, esta força de segurança esteve instalada no antigo aldeamento Algarve Sol, num lugar limitado e de difícil acesso, passando posteriormente para o edifício da antiga Escola Profissional.

“Hoje em dia, qualquer cidadão precisa cada vez mais de sentir que as forças de segurança cuidam da sua segurança pessoal, dos seus bens, da sua tranquilidade. Não queremos que à GNR do Concelho de Loulé falte nada e, como tal, empenhámo-nos a fundo. Quarteira é um destino turístico nacional que nos últimos anos rapidamente se requalificou aos olhos de Portugal. Com as questões da segurança não podemos ter uma relação ligeira”, frisou Vítor Aleixo.

Por seu turno, o Major Paulo Santos, Comandante do Destacamento Territorial de Loulé, falou da estreita colaboração entre a Câmara de Loulé e a GNR para levar por diante uma requalificação das instalações desta força de segurança no Concelho. A par de Quarteira, estão ainda em curso a construção de um Quartel de raiz na freguesia de Almancil e a construção de adaptação do Posto da GNR em Salir (a inaugurar em breve). Também as instalações de Loulé foram alvo de requalificação.

Categorias:Quarteira

1 reply »