AGENDA

Exposição “Todos somos Portimão” e Corrida Fotográfica marcam o 9.º aniversário do Museu de Portimão | 20 de maio

O 9.º aniversário do Museu de Portimão vai ser assinalado no dia 20 de maio com a realização da 17.ª Corrida Fotográfica de Portimão e a inauguração da exposição “Todos Somos Portimão ”.

Das 09h00 às 20h00 os concorrentes da Corrida Fotográfica de Portimão passarão pelos diferentes postos de controlo onde irão receber a indicação dos 8 temas a fotografar. Através das suas objetivas espera-se um renovado e atualizado olhar pelo território do município, pelas atividades e vivências das suas gentes e pelos aspetos mais inesperados do seu património cultural e natural.

Para as 17h00 está marcada a inauguração da exposição “Todos Somos Portimão ”, que dará a conhecer a evolução do movimento associativo local, desde as suas primeiras manifestações até aos nossos dias, com um especial enfoque na forma como estas entidades têm vindo a representar a mobilização de cidadãos em torno de objetivos comuns, nas áreas culturais, desportivas e sociais. Será ainda dado um destaque especial aos cidadãos do município oriundos de outros países e cuja integração na sociedade portimonense se vai fazendo, também, através do associativismo e do encontro intercultural. A diversidade continuará a ser celebrada no município, de 22 a 29 de maio, com a realização da Semana Intercultural.

Nesta exposição será ainda possível, em torno de uma “mesa” chamada Portimão, juntar as mais representativas nacionalidades presentes no nosso Município, simbolizando o acolhimento e a convivialidade tão própria da nossa influência mediterrânica. Inclusão, cidadania e sentido cívico serão alguns dos conceitos que perpassam por estas atividades e que ajudam a formar a identidade plural de Portimão.

O final da tarde será marcado pela música, poesia e teatralidade, com a chegada, às 18h00, de 9 musas gregas, filhas de Zeus e Mnemósine (deusa da Memória), protetoras das artes, ciências e das letras. Esta animação é promovida pelos alunos/as dos cursos profissionais de Artes de Espetáculo e de Cordas e Teclas da Escola da Bemposta.

O programa de aniversário termina com uma degustação de conservas promovida pela Docapesca.

O Dia Internacional dos Museus, promovido a 18 de maio pelo ICOM, este ano sob o tema “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”, será assinalado pelo Museu de Portimão e Monumentos Megalíticos de Alcalar com entrada gratuita.

Inaugurado em 2008, o Museu de Portimão recebeu nesse ano uma menção honrosa na categoria “Melhor Museu Português”, pela Associação Portuguesa de Museologia, e no ano seguinte pelo Turismo de Portugal, na categoria “Novo Evento Público”. Em 2010 foi distinguido internacionalmente com o prestigiante prémio “Museu Conselho da Europa” e em 2011 com o prémio “DASA – Mundo do Trabalho 2011”. Ainda nesse ano foi premiado pelo filme “À conversa com Manuel Teixeira Gomes”, no Festival Tour Film Brazil 2011, realizado em Florianópolis, com a “Arara de Prata – Jovens Talentos”. Em 2015 voltou a ser distinguido pela Associação Portuguesa de Museologia com o prémio “Inovação e Criatividade”, pelo projeto “A nossa cultura sai à rua”.

Todos Somos Portimão

Categorias:AGENDA, Portimão