Portimão

Portimão recebe distinção da Bloom Consulting e alcança a melhor pontuação de sempre no Portugal City Brand Ranking

A marca do Município sobe acima da média regional e destaca-se associada a “Atividades de Lazer” e “Negócios & Empreendedorismo”

Portimão recebeu, na pessoa da sua Presidente Isilda Gomes, o prémio Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking©, entregue em mãos por consultores da Bloom Consulting Portugal, como distinção pela excelente prestação do município neste ranking onde foi considerada a terceira melhor marca municipal na Região do Algarve e registou uma tendência ascendente de atratividade, até mesmo acima da média regional, nas três dimensões deste estudo- Talento (Viver); Turismo (Visitar) e Negócios.

Para a Bloom Consulting a evolução de Portimão fez-se sentir em praticamente todos os indicadores estatísticos e digitais utilizados no Portugal City Brand Ranking©, destacando-se a performance no Digital Demand© – D2© onde o município registou entre 2013 e 2016 um aumento de 109% no número total de pesquisas on-line por parte de turistas, investidores, empresas, estudantes, trabalhadores e cidadãos em geral (40% só durante o ano de 2016) o que atesta bem o crescimento sustentado da Marca Portimão.

“É de realçar que os resultados alcançados por Portimão são extraordinários, no sentido em que é bastante incomum um município registar em anos consecutivos taxas de crescimento acima dos 30%, algo que Portimão conseguiu no período de 2014- 2016) ultrapassando inclusive a média regional” afirmou Jorge Vasco Neves, consultor da Bloom Consulting, que congratulou, na ocasião, Isilda Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Portimão, por esta excelente prestação.

Portimão alcançou o seu melhor resultado de sempre no Ranking da Bloom Consulting tendo ficado no 19.º lugar a nível nacional, terceiro entre os municípios da Região do Algarve, e 6.º a nível nacional na categoria “Visitar” (Turismo). Portimão foi, também, o município que no ano de 2017 registou a maior subida na dimensão “Viver” (Talento) do Portugal City Brand Ranking, ocupando neste indicador o 25.º lugar, tendo subido 6 posições em termos nacionais e em comparação com 2016.

Para Isilda Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Portimão “ Este é o sinal mais que evidente que estamos no bom caminho e que iremos continuar a apostar num trabalho feito com rigor e transparência para que o Município seja cada vez mais competitivo”.

No período de 2015-2106 destaca-se o desempenho especialmente positivo de algumas Brandtags associadas a Portimão, tendo ocupando posições de destaque no Portugal City Brand Ranking© 2017, nomeadamente em relação a “Atividades de Lazer“ em que surge como o quarto município do país com mais pesquisas nacionais e internacionais nesta temática, apenas atrás de grandes municípios como Lisboa, Porto e Vila Nova de Gaia e em quinto lugar, no que diz respeito a pesquisas associadas a “ Tours & Passeios”.

O estudo revela ainda um dado interessante quando a marca Portimão surge associada a pesquisas de “Negócios e Empreendedorismo”, colocando-a em quinto lugar, a nível nacional a nível desta “Brandtag”, o que constitui um excelente indicador quanto à atratividade crescente do município nesta área.

No computo geral Portimão segue uma trajetória ascendente não só no Portugal City Brand Ranking © mas também ao nível do Digital Demand©-D2 ©, tendo alcançado bons resultados ainda através de outras “Brandtags”, com crescimentos significativos, nomeadamente “Praia”, com maior crescimento no último ano (102%) seguida de restaurantes (77%).

Como se faz este ranking?

Para elaborar este ranking, a Bloom Consulting cruza dados estatísticos que já existem, como a população, a percentagem de criação de novas empresas ou as dormidas por habitante, com as pesquisas que são feitas na internet sobre todos os 308 municípios portugueses. Essa avaliação, apelidada de Digital Demand, é a procura online que cada município regista. Foram analisadas 51 milhões de pesquisas através do estudo de 26 principais termos de pesquisa (brandtags), em cinco línguas – entre esses termos estão compras, alojamento ou praia. É possível perceber, por exemplo, que a palavra mais pesquisada em Cascais é “alojamento”, em Oeiras é “estudar” e em Portimão é “praia”. A essas duas dimensões junta-se ainda o desempenho de cada município na internet, quer no seu site institucional, quer nas redes sociais. Um algoritmo matemático analisa todas as variáveis e dita uma classificação nacional e regional, para cada município.

 

Categorias:Portimão, Turismo