Nacional

Um ano em grande para a música portuguesa: Desde a participação no Eurosonic à vitória na Eurovisão

A EBU (European Broadcast Union) felicitou Portugal pelo seu ano de excelência na internacionalização da música portuguesa. Referindo a participação na edição de 2017 da Conferência ProfissionalFestival Holandês Eurosonic Noorderslag e a vitória de Salvador Sobral no Festival da Eurovisão em Kiev.

Parabéns Portugal, neste impressionante ano que estão a ter na música“, escreve Laurent Marceau da Euroradio na nota enviada ao WHY Portugal por parte da EBU. “Desde o country focus em Janeiro no Eurosonic até à vitória na Eurovisão agora em Maio, os resultados atingidos pelos artistas portugueses têm sido vitórias importantes que estão a construir sucesso além fronteiras“.

O WHY Portugalcluster da música portuguesa e plataforma de internacionalização da mesma, foi o principal organizador da comitiva levada pelo nosso país ao Festival holandês em janeiro deste ano. Em ano de celebração da música portuguesa, sendo country focus, o evento contou com a presença de 23 artistas nacionais e mais de 70 profissionais da indústria da música que representaram muitos dos espectros da música feita em Portugal e características da sua indústria atual.

Depois do sucesso desta comitiva portuguesa, a plataforma de internacionalização WHY Portugal marca presença em mais duas feiras profissionais de referência na Europa, promovendo a indústria da música portuguesa nas suas várias vertentes no estrangeiro e em Portugal: The Great Escape e EXIB Música.

A presença no evento The Great Escape, que acontece de 18 a 20 de maio em Brighton, Inglaterra, trata-se de uma missão de prospecção de mercado.

No caso do EXIB Música, a participação WHY Portugal será mais alargada. Neste evento, serão apresentados os resultados das missões WHY Portugal desenvolvidas até ao momento num workshop a 9 de junho, que analisa o passado e presente da associação empresarial WHY Portugal, preparando o futuro.

WHY Portugal?: Porque está na hora de internacionalizar a música portuguesa, a plataforma de music exchange WHY Portugal apresenta o seu plano de trabalhos.

O workshop visa a capacitação profissional no contexto da exportação da música e serviços do cluster da música e irá relatar os eventos internacionais levados a cabo pela WHY Portugal durante o primeiro ano de actividade de 2016, do SXSW ao Reeperbahn Festival, até às missões mais recentes tais como o EUROSONIC Country Focus em Janeiro, o WHY Portugal Event no Westway LAB Festival com convite ao SXSW Film e a missão de prospecção ao Jazzahead na Alemanha.

A plataforma de internacionalização WHY Portugal, cujo maior objetivo é a apresentação da música portuguesa em mercados além-fronteira, é um projeto co-financiado no valor de 112 404€ por Fundos da União Europeia.

Categorias:Nacional