Quarteira

Marchas Populares de Quarteira 2017 | Desfile de S. João da Marcha da Rua da Cabine

MARCHA RUA DA CABINE – “QUARTEIRA.PT”

De volta a Quarteira depois de ter desfilado na Avenida da Liberdade, em Lisboa, na noite de Santo António, a Marcha da Cabine apresentou-se perante o seu público pela primeira vez este ano no desfile de S. João.

A história da marcha da Rua da Cabine remonta a um grupo de bairristas da terra que tomaram a iniciativa de participar nos Santos Populares.

Estreou-se nas marchas de 1993 com o tema «O Mar». A comissão organizadora de vinte elementos deu lugar, no ano seguinte, a Leonor Emídio e Bruno Guerreiro. Estes têm sido incansáveis ao longo destes anos, tanto na organização como na idealização

dos trajes e dos arcos, assim como na coreografia e composição das letras e música. Alguns anos em que mais brilharam foram em 2012, com a marcha «Amor a Portugal», onde fizeram soar o Hino Nacional e, em 2014, em que marcharam, de forma inovadora, o tema «Amália e Eusébio, Símbolos de Portugal».

A marcha tem participado nos festejos ano após ano de uma forma bastante positiva e inovadora, sendo que a organização está a cargo de Leonor Emídio e Bruno Guerreiro até aos dias de hoje.

Desde então, a marcha apresentou temas como “Aguadeiras e Ceifeiros”, “Recordar o Poeta Aleixo”, “Amor a Portugal”, “Salões de Baile”, “Marcha Portuguesa”, “O Pregão Antigo”, “Amália e Eusébio, Símbolos de Portugal”, “A Corte do Séc. XXI”, “Viva Quarteira”, “Marcha Portuguesa”, “Marcha do Novo Milénio”, entre outros tantos que revolucionaram as marchas populares e despertaram tantos sentimentos entre os nossos Quarteirenses.

A marcha participa nestes Santos Populares de 2017 com 55 elementos com idades compreendidas entre os 4 e os 45 anos e apresenta-se com o tema “Quarteira.pt”.

Este tema é direcionado para a geração Milénio. Estamos na era das redes sociais, do consumismo rápido, da vivência de novas experiências e virados inteiramente para o novo mundo tecnológico. Vivemos o dia-a-dia em função dos Likes, do Facebook, do Instagram, do Snapchat, hashtag para cá, outro post para lá… iPhone e tablets fazem parte do quotidiano deste novo mundo.

A Cabine pretende representar esta nova era com a juventude que é seu apanágio e prepara muitas inovações… mas sempre ao toque da marcha popular.

Ficha Técnica

Ideia Original: Bruno Guerreiro

Organização: Leonor Guerreiro e Bruno Guerreiro

Porta-Bandeira: Josiana Isabel e Andreia Bernardo

Figurinos: Leonor Guerreiro e Bruno Guerreiro

Confeção: Minda Freitas, Maria da Luz Cordeiro e Paula Sousa

Artes Plásticas: Leonor Guerreiro e Bruno Guerreiro

Música: Adaptação de Bruno Guerreiro

Letra: Bruno Guerreiro

Intérprete: Aurora Gonçalves

Coreografia e Ensaiador: Bruno Guerreiro

Categorias:Quarteira