Quarteira

Marchas Populares de Quarteira 2017 | Introdução ao Desfile de S. João

Um dos mais bonitos e elaborados desfiles de Santos Populares em Portugal tem em Quarteira o seu palco principal. Ontem à noite (23 de junho), o Calçadão de Quarteira encheu-se de cor, música e dança com o desfile de S. João de 7 marchas em representação das artérias e bairros da cidade.

Antes da atuação da primeira marcha, no palco principal instalado no Calçadão nascente, o vasto público foi brindado com um espetáculo de dança proporcionado pela Escola de Dança Arabesque, dirigida por Larisa Shumskaya e ainda a atuação dos Vox Cordis, grupo de inspiração cristã formado por Lígia Pereira e Edna Oliveira acompanhadas pelos músicos Paulo Cabrita e Nuno Pereira.

O desfile de ontem contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, do vice-presidente Hugo Nunes, do presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto, de Sónia Neves, do executivo da junta, do pároco de Quarteira, padre Joaquim Campôa e da presidente do Lions Clube de Vilamoura, Soledade Madeira, entre outros.

São centenas de marchantes das diversas ruas da cidade desfilam e encantam os visitantes com coreografias e músicas realizadas para o efeito, uma das mais tradicionais manifestações etnográficas do litoral algarvio e cartaz turístico por excelência da região.

Os grupos desfilam figurinos originais, cantam músicas e dançam coreografias nesta tradição popular, em que se inspirou, inicialmente, o hoje mundialmente conhecido, Carnaval brasileiro.

Nesta edição participam a Fundação António Aleixo (“Quarteira mostra-se ao Mundo”); Florinhas de Quarteira (“As nossas oliveiras”); Rua Vasco da Gama (“Gentes da minha terra”); Rua da Cabine (“Quarteira.pt”); Rua Gago Coutinho (“As noivas de Santo António”); Rua do Outeiro (“Lenda do Mar”) e Poeta Pardal (“Sobre a terra e sobre o mar”).

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categorias:Quarteira