Albufeira

ALBUFEIRA | Portugal sagra-se Campeão Europeu de Futevólei 2017

O maior acontecimento europeu de 2017 do Futevólei aconteceu em Portugal, com Albufeira e a sua magnífica Praia dos Pescadores como grande anfiteatro do maior espetáculo desportivo praticado na areia.

Portugal representado por Nelson Pereira e Miguel Pinheiro, nomeadamente os tricampeões nacionais e vice-campeões da Europa em 2016, estiveram irrepreensíveis, em grande nível, imagem de marca que esta dupla vem afirmando por todo o continente europeu, vencendo na final a não menos valiosa dupla francesa constituída por Dume Susini e Anghjulu Plasenzotti, os campeões europeus 2016, na Alemanha.

Albufeira, um dos locais mais tradicionais ao nível da prática da modalidade, acolheu entre os dias 22 e 25 de Junho as principais duplas/seleções nacionais da modalidade em representação de países como Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Espanha, França, Grécia, Holanda, Itália, Noruega, Portugal, Reino Unido e Suíça, as principais figuras do panorama europeu.

A competição iniciou-se no dia 22 de Junho com um Qualifying que apurou uma dupla para o quadro principal, em resultado dos 11 jogos realizados, Portugal 3 garantiu um lugar entre as 16 equipas finalistas.

O dia 23 de junho foi totalmente preenchido com a Fase de Grupos, com as 16 equipas/seleções distribuídas por 4 distintos grupos, num total de 24 jogos.

No sábado, 24 de junho, o dia iniciou-se com os Oitavos de Final, com as 16 equipas todas ainda em prova a medir forças e a sua continuidade na prova, os principais favoritos fizeram prevalecer o seu estatuto e garantiram o apuramento para os Quartos-de-Final. Já só com 8 equipas/seleções em prova foi acesa a discussão pelas 4 vagas para as Meias-Finais, Espanha, França 1, França 2 e Portugal 1 estiveram bastante competentes e não deram hipóteses aos seus adversários.

O derradeiro e decisivo dia da prova, 25 de Junho, começou às 14h00 com um jogo de exibição feminino, com as Meias-Finais a iniciarem seguidamente, enquanto no primeiro das meias aconteceu um duelo ibérico com Portugal a não dar quaisquer hipóteses à dupla espanhola, no segundo jogo entre formações gaulesas, França 1 fez valer o seu estatuto e venceu os seus homónimos também em 2 sets sem resposta. Antes do grande momento da tarde e do evento, havia que encontrar que chegaria ao derradeiro lugar do pódio, e num jogo de um único set com grande alternância no marcador, a dupla espanhola conseguiu ser mais eficaz e venceu a França 2 por 15×13.

Chegados à grande final, que acabou por ser a reedição da final de 2016 na Alemanha, comprovando que estas são as 2 duplas atualmente de maior nível do futevólei europeu, Portugal começou melhor, defendendo bem e atacando melhor fechou o 1º set com o marcador a assinalar 18×13. Sabendo de antemão que novo desaire no 2º set significaria a derrota, a dupla francesa começa melhor e alcança logo numa fase inicial uma importante vantagem que viria a ser fulcral para fechar o 2º set na frente por claros 18×11.

No jogo da ‘negra’, já com a dupla portuguesa a dar mostras de grande desgaste físico, voltam a entrar novamente muito bem no jogo, equilibrando as suas ações, alcançando uma importante vantagem, determinante para dispor de vários match-points fechando o terceiro e decisivo set com o marcador a assinalar 15×13, tornando-se desde logo os campeões europeus de 2017.

Durante o evento destaque ainda para a participação de 6 equipas/seleções femininas em modo de torneio/exibição, em representação de Alemanha (2), Holanda (2), Itália e Portugal, assim como um Torneio VIP onde evoluíram alguns nomes bem conhecidos do desporto nacional, nomeadamente Pedro Salvador, Ricardo Nunes, Alan Cavalcanti e Nuno Coelho.

Foram 4 dias fantásticos, com um público que esgotou por completo o estádio na praia e que viveu intensamente os grandes momentos que os melhores executantes europeus da modalidade foram proporcionando, com grande destaque para a constante animação no recinto.

O evento contou com transmissão em LiveStreaming para todo o mundo nos dias 24 e 25 junho, e transmissão em direto das Meias-Finais e Final a cargo do canal desportivo nacional A Bola TV (25 junho).

Sob a organização da Federação Nacional de Futevólei e da European Footvolley League, o evento teve como principais entidades apoiantes, o Município de Albufeira, Portugal 4U, AlgarExperience, Restaurante ‘Cabana Fresca’, Restaurante ‘Flavours’, Extremo Ambiente, Hospital Lusíadas Albufeira, Nau Salgados Palace, Yellow Fish Transfers, Santomero, Herbalife, Unik, bolao e A Bola TV.

Fotos: © vitor pina / federação nacional de futevolei

Quadro de Resultados

Categorias:Albufeira, Desporto