Ocorrências

PS solidariza-se com os afetados pelos incidentes em Albufeira

Na sequência dos recentes acontecimentos em Albufeira, manifestamos a nossa solidariedade para com a população e comércio afetados. Estes incidentes têm projetado uma imagem negativa do concelho, que indigna e preocupa quem, como nós, sente a terra e não se revê no caminho que estamos a seguir. A massificação excessiva do turismo levou à mudança do perfil do turista que nos visita, cada vez com menos poder de compra, com reflexo direto no comércio e restauração e, infelizmente, na própria segurança da cidade.

É nosso entendimento que a alteração do paradigma da promoção turística do concelho exige uma visão integrada e sistémica do turismo, alicerçada na diversificação da promoção turística e no turismo direcionado para famílias que, de uma forma complementar, se pretende possam vir a eliminar a necessidade de trazer turismo de grandes grupos, que, regra geral, pouco promovem a economia local.

Esta visão exige a todos a definição de uma linha de rumo coerente, articulada com os agentes económicos e demais forças politicas, baseada no respeito pelo direito ao trabalho, bem como o direito ao descanso dos munícipes. Exige também determinação na execução da fiscalização, já que a sua inexistência torna a discussão sobre os regulamentos, que é necessária, perfeitamente inútil, acabando por prejudicar todos.

Por fim, e no imediato, acreditamos que o reforço dos meios de segurança, numa ação concertada entre as forças de segurança, polícia municipal e proteção civil, criará um sentimento de segurança nos munícipes e nos turistas que nos visitam, devolvendo a tranquilidade à cidade, salvaguardando os legítimos interesses dos empresários e comerciantes, criadores de postos de trabalho, com o direito, também legítimo, à segurança e período de descanso das populações.

Como tudo na vida, exige-se de todas as partes, bom senso e abertura para encontrar uma solução conjunta. Cabe ao executivo criar as condições para que isso aconteça efetivamente, sem hesitações, quer através da sua ação, no âmbito das suas competências, quer através da mediação. As nossas gentes precisam de voltar a acreditar na sua terra, os turistas precisam de conhecer as belezas do concelho de Albufeira, nas suas mais variadas vertentes, descobrindo a riqueza existente em todas as nossas freguesias.

Gabinete de campanha do PS Albufeira

Categorias:Ocorrências