AGENDA

II Corrida Vertical Torre 20, em Quarteira, apresentada na FNAC Faro

A II Corrida Vertical Torre 20, que se vai realizar em Quarteira no dia 22 de julho, pelas 21 horas, foi apresentada oficialmente ontem à noite na FNAC Faro.

A corrida vertical deste ano regressa assim à Torre 20, a qual, com os seus 70 metros de altura e 350 degraus, é o edifício mais alto de Quarteira, o 2.º mais alto do Algarve e um dos 10 mais altos do país.

A apresentação foi moderada por Marco Soares Pereira, da Free Challenge, entidade organizadora das Corridas Verticais.

Intervieram ainda Carlos Carmo, em representação da Câmara Municipal de Loulé; o presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto; a endoguerreira Selene Pacheco, em representação da Associação Mulherendo; o médico Ivo Carneiro; e o fisioterapeuta Cristino Rodrigues.

Marco Soares Pereira começou por realçar uma das novidades desta edição: “2 euros do valor de cada inscrição irá reverter a favor da Associação Mulherendo, para pessoas portadoras da doença Endometriose”, revelando outras alterações em relação à 1.ª edição da prova: “Não haverá corrida exterior, entrando os atletas diretamente no edifício e a partida não será em grupos mas sim em contrarrelógio individual com intervalo de 15 segundos entre cada atleta”.

Carlos Carmo sustentou que “este tipo de provas insere-se num conjunto de iniciativas que a Câmara Municipal de Loulé tem vindo a apoiar ao longo dos últimos anos, desde que, em 2015, fomos Cidade Europeia do Desporto e depois criámos o Compromisso com o Desporto. Não só o desporto tradicional como também iniciativas inovadoras e esta é uma delas. Primeiro, com a Corrida Vertical no Aquashow e depois na Torre 20. São iniciativas que marcam pela diferença e colocam o nosso município no mapa, neste caso, a Freguesia de Quarteira. Somos uma referência porque somos os primeiros, enquanto território, a aderir a este tipo de iniciativas e podem sempre contar com o apoio da câmara municipal”.

Telmo Pinto começou por agradecer a Marco Soares Pereira por o deixar “participar nestes projetos. Tem sido gratificante. Aquilo que tem sido a ação do marco e da equipa que o acompanha tem sido importante para nós. Esta prova é diferenciadora e Quarteira está a ficar como referência mas também existem outras provas, como a S. Silvestre ou o Grande Prémio Cidade de Quarteira, provas que iniciámos e que, neste momento, já mobilizam mais de mil pessoas no inverno. Isto porque, para além da necessidade de promovermos o desporto, também existe a vertente turística para atrairmos pessoas aos locais, neste caso, à cidade de Quarteira, que tem todas as condições para receber prática desportiva das modalidades que se praticam ao ar livre e isso é importante para nós. Loulé Cidade Europeia do Desporto veio dar um impulso mas o Concelho de Loulé sempre foi uma referência no desporto e pegámos nisto de uma maneira completamente diferente. Neste momento, existe uma quantidade de modalidades que têm sido apoiadas e isso é uma das partes mais interessantes da gestão autárquica. Nós sentíamos que as associações e os clubes estavam prontos para trabalhar e só precisavam do apoio necessário. Eles têm sido os grandes obreiros disto e nós só agilizámos os processos. No fundo, é um trabalho de equipa onde todos beneficiamos e é por isso que estamos sempre prontos para ajudar”.

Selene Pacheco agradeceu o apoio da Free Challenge no apoio à Associação Mulherendo e deu a conhecer um pouco da doença Endometriose, pouco conhecida mas muito frequente e de difícil diagnóstico.

Ivo Carneiro e Cristino Rodrigues, que estarão no local da prova para dar apoio aos atletas, falaram dos benefícios da atividade física, particularmente do subir e descer escadas.

Cada atleta sobe duas vezes as escadas, sendo que os dez primeiros classificados vão disputar a última e derradeira etapa que vai coroar o rei e a rainha da “Corrida Vertical Torre 20 Quarteira”.

A prova é aberta a todos as pessoas, maiores de 18 anos, interessadas em participar em novas experiências, neste caso, subir 20 andares a correr ou caminhar e testar os seus limites.

As inscrições já se encontram abertas em www.corridavertical.com e Facebook: Corrida Vertical Portugal e página da Associação de Atletismo do Algarve, com o valor de 18€ com 2€ a reverter a favor da Associação MulherEndo, que tem como objetivo principal promover e fomentar o apoio, a reabilitação e/ou recuperação física e psicológica da mulher com Endometriose (mulherendo.pt).

Todos os atletas receberam um Kit do Atleta com uma t-shirt, uma entrada para o Aquashow Park, vouchers de descontos e vários brindes.

O espetáculo acontece dentro e fora do edifício, com muita animação, luz e cor. Todos os participantes e espetadores poderão assistir à prova que será transmitida em direto através de ecrãs gigantes através de écrans gigantes colocados no exterior e desfrutar da animação audiovisual com DJ Miguel Filhó (Kiss FM) durante de todo o evento.

A segurança é uma preocupação da organização contando com a Cruz Vermelha Portuguesa e a Fisiodesporto no apoio aos atletas.

A “Corrida Vertical Torre 20 Quarteira” é uma organização da Free Challenge, em coorganização com a Câmara Municipal de Loulé e o apoio da Freguesia de Quarteira.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categorias:AGENDA, Desporto, Quarteira