Faro

Farol de Santa Maria aberto em período alargado nos meses de verão

A Direção-geral da Autoridade Marítima (DGAM) assinaram ontem, dia 11 de julho, um protocolo com a Câmara Municipal de Faro (CMF), o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e a Associação Igualmente Diferentes (AID), que vai permitir a abertura a visitas do Farol de Santa Maria, num período mais alargado durante os meses de verão.

Este farol vai assim abrir portas ao público de terça a sexta-feira, das 15h30 às 19h15, durante os meses de julho e agosto de 2017.

O protocolo celebrado tem como objetivo a divulgação, fomento e promoção do voluntariado cultural, em que jovens se disponibilizam, através do IPDJ, a apoiar as visitas ao Farol de Santa Maria. A Câmara Municipal de Faro apoia este projeto através da divulgação e logística necessárias, sendo que a Direção-geral da Autoridade Marítima garante a formação própria aos jovens voluntários e a abertura ao público do farol no período definido. A atividade de todos os voluntários será coordenada pela AID.

Anteriormente à assinatura deste protocolo, foi inaugurada, pelas 10h00, a estação de Olhão do sistema “Costa Segura”, que incluiu simulação de um incidente com uma embarcação junto à Barra de Faro-Olhão, visualizado através deste sistema, nas instalações da Capitania do Porto de Olhão.

Estiveram presentes em ambas as iniciativas, o Secretário de Estado da Defesa Nacional, Dr. Marcos Perestrello, a Vice-presidente da Câmara Municipal de Olhão, Dr.ª Gracinda Rendeiro, o Vice-presidente da Câmara Municipal de Faro, Dr. Paulo Santos, o Almirante Autoridade Marítima Nacional, Almirante António Silva Ribeiro, o Diretor-geral da Autoridade Marítima, Vice-almirante Luís Sousa Pereira, o Comandante Naval, Vice-Almirante Gouveia e Melo, e o Diretor Regional do IPDJ do Algarve, entre outras entidades.

Ilha da Culatra – Núcleo do Farol (Farol de Santa Maria)

Categorias:Faro