S. Brás de Alportel

São Brás de Alportel integra projeto-piloto de rastreio do Cancro do Cólon e Reto

O município de São Brás de Alportel integra o projeto-piloto de cancro do cólon e reto, apresentado ontem, dia 11 de julho, no Laboratório Regional de Saúde Pública, pela Dr.ª Laura Ayres, na presença do Secretário de Estado Adjunto, Fernando Araújo.

O projeto arrancará em breve na Unidade de Saúde de Cuidados na Comunidade de São Brás de Alportel e na Unidade de Saúde da Ria Formosa, no concelho de Faro. A iniciativa deverá ser alargada a toda a região a partir de 2018.

Estima-se que 140 mil mulheres e homens, com idades compreendidas entre os 50 e os 75 anos, sejam convocados a participar nestes rastreios. A deteção precoce de lesões está relacionada com uma maior taxa de eficácia de tratamento do cancro do cólon e do reto.

O edil são-brasense, Vítor Guerreiro, Presidente do Conselho da Comunidade do ACES Central referiu que “o facto deste projeto pioneiro na região avançar em São Brás de Alportel é para nós motivo de orgulho, é mais uma conquista rumo à prevenção e qualidade de vida dos são-brasenses. Deixo aqui o meu apelo à participação de todos os munícipes convocados para o rastreio. Uma oportunidade para reduzir riscos e prolongar a nossa vida com mais saúde”.