Quarteira

Quarteira vibrou com As Aventuras do Capitão Fogaça, pelo Ao Luar Teatro

Os quarteirenses, sempre sedentos de atividades culturais, aderiram mais uma vez em peso à peça de teatro “As Aventuras do Capitão Fogaça” que o Ao Luar Teatro – O Teatro Regional da Serra do Caldeirão levou à cena ontem à noite no Largo do Centro Autárquico de Quarteira.

Chegado a um território fronteiriço, Capitão Fogaça, cavaleiro andante e romântico solitário, pronto a inscrever nas mais douradas páginas dos grandes feitos em prol da paz, desenvolve um plano ardiloso com o propósito de evitar a violência e o derramamento de sangue entre duas comunidades ancestralmente rivais.

Espetáculo repleto de comédia, mal entendidos, romance e aventura, num estilo assumidamente de Commédia Dell’ Arte, a Companhia Ao Luar Teatro apresenta uma produção inspirada na forma clássica, recuperando o espírito tradicional das Companhias de Saltimbancos que muito têm marcado a história do teatro, desde o século XVI.

FICHA TÉCNICA

Texto original, direção e encenação: Rui Penas

Direção Musical: Ana Figueiras

Intérpretes: Catarina Sofia, Célia Martins, Daniel Ramos Romeiro, Gabriela Santana e Rui Penas

Máscaras da autoria do Mestre António Fava

Figurinos: Berta Cardoso

Costureira: Marlene Rodriguez

Adereços: António Caetano

Som: Tiago Neves

Luz: Andreia Bittencourt

Cenografia: Osvaldo Gonçalves e Rui Penas

Pintura: Carlos Vila

Banda Sonora: Ana Figueiras e Pedro Branco

Produção: Ao Luar Teatro

Produção Executiva: Célia Martins

O Ao Luar Teatro é um projeto fundado em 2010, por um grupo de profissionais interessados em teatro comunitário, inspirado na Serra do Caldeirão, tendo como princípios orientadores a recuperação, afirmação e valorização da tradição oral, dedicando especial atenção aos costumes e à identidade algarvia com forte incidência no meio rural. Adota um estilo assente na comédia e na interação com o público.

A Companhia está sediada na Serra do Caldeirão, onde desenvolve a sua atividade –  teatro profissional de inspiração rural – sempre com a forte identidade cultural e com vista à preservação dessa mesma identidade e da diversidade cultural das comunidades e grupos, incentivando e promovendo o diálogo intercultural. No universo da memória coletiva, desencanta dos baús da memória, as lendas, os encantamentos, as histórias, os contos que constituem a memória do povo.

Recordamos que do elenco faz parte a deslumbrante, multifacetada e talentosa jovem quarteirense Gabriela Santana.

Categorias:Quarteira