Algarve

Presidente da Junta de Freguesia de Montenegro apela ao Governo para disciplinar estacionamento de transfers nas imediações do aeroporto

O Presidente da Junta de Freguesia (JF) de Montenegro, Steven Sousa Piedade, apelou ontem à Secretária de Estado do Turismo, no sentido de ser criada legislação própria para os veículos de transfers turísticos, de forma a disciplinar a atividade na região e particularmente na zona envolvente ao Aeroporto Internacional de Faro.

O autarca, que aproveitou a vinda de Ana Mendes Godinho na comitiva do Primeiro-Ministro António Costa para a inauguração das obras de ampliação do aeroporto, vai agora remeter à Secretária de Estado do Turismo uma exposição formal sobre a situação caótica que se verifica na Freguesia, devido à ocupação ilegal do espaço público por parte de centenas de veículos usados nos transfers de passageiros.

“A falta de legislação tem sido aproveitada pelas empresas do setor, que ocupam a via pública de forma indiscriminada, prejudicando várias dezenas de famílias que residem nas imediações do aeroporto”, critica Steven Sousa Piedade.

Contrariamente às agências de ren-a-car, as empresas que se dedicam aos tranferes não estão obrigadas a ter espaço próprio para estacionamento das viaturas durante os períodos em que não operam.

Protegidas por este ‘vazio’ na lei, os proprietários das largas centenas destes veículos ocupam indevidamente a zona envolvente do aeroporto, numa extensão que chega a atingir os 800 metros.

Steven Sousa Piedade, que tem protestado sucessivamente contra a situação junto de várias entidades, realça ser este um flagelo que tem vindo a agravar-se nos últimos anos, com o aumento significativo de veículos que efetuam transfers de passageiros entre o aeroporto e os hotéis da região.

“É urgente regulamentar de forma rigorosa esta atividade, pois esta situação intolerável causa sérios transtornos na vida de quem habita nesta zona da Freguesia, para além de representar um verdadeiro atentado à segurança de pessoas e de outros veículos”, refere o autarca.

Categorias:Algarve, Faro