Nacional

Garantia Jovem | Campanha “Faz-te ao Futuro” promove casos de sucesso em vídeo

Jovens dão o seu testemunho em vídeos motivacionais

A campanha “Faz-te ao Futuro” vai divulgar, a partir desta semana, vídeos motivacionais com testemunhos de jovens que conquistaram um futuro profissional após terem participado numa das diferentes respostas do programa Garantia Jovem.

Esta nova campanha de comunicação, lançada no passado mês de junho, visa sensibilizar os jovens portugueses, que não se encontrem nem a estudar, nem a trabalhar, nem em formação, dando-lhes consciência do poder que têm de mudar a situação em que se encontram.

“Faz-te ao Futuro com a Garantia Jovem | A história de…” apresenta a história de cinco jovens, de locais e interesses distintos, e a sua experiência com a Garantia Jovem. Através de um simples registo no site do programa, jovens entre os 15 e os 29 anos terão oportunidade de apostar na sua qualificação e/ou entrar em contacto com o mercado de trabalho.

Nas próximas cinco semanas, a cada quarta-feira, vai ficar a conhecer melhor a história do Admário, da Diana, do Flávio, da Adriana e do Tiago, na página de Youtube da Garantia Jovem.

Admário Ferreira

Tirou o Curso de Mecatrónica na CEPRA (Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel) e sempre teve uma paixão pelo ramo automóvel mas nunca imaginou que isso o levaria a Abu Dhabi. Com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), isso tornou-se possível. Irá agora representar Portugal no Campeonato de Profissões Wordskills – competição internacional dirigida a jovens entre os 17 e os 25 anos, que visa demonstrar o nível de competências, rigor e domínio de técnicas e de ferramentas para o exercício de diferentes profissões.

Diana Dias

Após duas tentativas de formação mal sucedidas, Diana Dias recebeu a ajuda do IEFP para uma escolha ajustada ao seu perfil. Em janeiro deste ano, concluiu o curso profissional de Técnica de Vendas, com equivalência ao 12.º ano. Atualmente está a trabalhar e tem uma maior determinação para o seu futuro.

Flávio Santos

Depois de concluir o 9.º ano teve um momento de hesitação pois não pretendia continuar a estudar. Decidiu inscrever-se no centro de emprego e optou, com a ajuda de uma técnica IEFP, pelo curso técnico-profissional em serralharia civil.De seguida, voltou novamente ao centro de emprego e optou pelo curso (equivalente ao 10.º – 12.º ano) de técnico de mecatrónica. Esta formação abriu-lhe caminho para a licenciatura que hoje frequenta e sonha ainda tirar um mestrado e dar aulas.

Adriana Brito

Adriana Brito tem a licenciatura e mestrado em Design de Moda na Universidade da Beira Interior na Covilhã. No último ano do mestrado, surgiu a oportunidade de fazer um estágio na sua área de formação e na sua zona de residência. Após completá-lo ficou logo como efetiva e onde se mantém até hoje. “O IEFP teve um papel muito importante na minha orientação profissional, percebe-se que há uma comunicação constante entre o IEFP e as entidades ou universidades”, refere a jovem com 23 anos.

Tiago Sessão

Jovem empreendedor que não teve medo de arriscar. Apresentou o seu projeto de lavagem de carros com um sistema de limpeza a vaporao IEFP eà solução Investjovem, foi submetido, analisado e aprovado no espaço de seis meses. Hoje, Tiago é dono do seu próprio negócio.

O desemprego jovem atinge muitas famílias e afeta sobretudo os sonhos e as aspirações da juventude portuguesa. Atualmente, segundo os últimos dados do INE (1º trimestre de 2017) estima-se que cerca 68 mil jovens não estudam, não trabalham, nem frequentam formação profissional, e, por regra, não procuram respostas para o seu futuro.

Os teasers dos vídeos já estão disponíveis na página de Youtube da Garantia Jovem.

Sobre o programa Garantia Jovem:

A Garantia Jovem é um programa europeu de resposta à inatividade e ao desemprego jovem, que tem como principal objetivo proporcionar aos jovens entre os 15 e 29 anos que não se encontrem a estudar nem a trabalhar, uma oportunidade para apostar na sua qualificação e estar em contacto com o mercado de trabalho. Em Portugal, o programa é coordenado e implementado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Conheça as respostas em: www.garantiajovem.pt

Categorias:Nacional