Silves

Projeto de Resolução – Albufeira da Barragem do Funcho (Silves)

O parlamento aprovou na passada quarta feira um projeto de resolução do PSD, da autoria do Deputado Cristóvão Norte, para que o Governo assegure a ligação de água para fins agrícolas à albufeira da barragem do Funcho, em S. Bartolomeu de Messines, no Concelho de Silves.

A obra em causa, no valor de 6,5 milhões, financiada por fundos comunitários e pelo Orçamento de Estado, está  concluída desde 2016, faltando apenas a ligação para garantir uma redução da fatura energética e poupança de água a mais de 700 agricultores. É inacreditável que 6,5 milhões de euros tenham sido investidos e não sirvam para rigorosamente nada.

A ligação permitirá também o aumento do perímetro de rega de 800 para 1200 hectares e  melhores condições para afirmação de culturas tradicionais – como é o caso dos citrinos – bem como doutras espécies que os agricultores pretendem investir.

O PSD entende que não basta proclamar a importância de recuperar o sector primário é diversificar a base produtiva da região, é preciso fazer. Este é, presentemente, um investimento inútil e que envergonha o Estado, pelo que se espera que o Governo assuma as suas responsabilidades e resolva a questão.

A Comissão Política do PSD/Algarve

Categorias:Silves