S. Brás de Alportel

Município de São Brás de Alportel conquista equipa de Sapadores Florestais para o concelho

Vítor Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel recebeu ontem, das mãos do Primeiro-ministro, António Costa, a chave da viatura, totalmente equipada, que servirá a nova Equipa de Sapadores Florestais de São Brás de Alportel, conquistada pelo município, em virtude da aprovação de uma candidatura apresentada a um programa lançado pelo Governo.

Em todo o país apenas foram aprovadas 20 das 120 candidaturas apresentadas. O Município de São Brás de Alportel orgulha-se da aprovação desta candidatura que em muito beneficiará a estratégia de defesa da floresta e de prevenção de incêndios, criando cinco novos postos de trabalho que em permanência estarão no terreno, a proteger o território e as populações.

Foi neste âmbito, que o município recebeu hoje, dia 03 de agosto, a viatura que vai apoiar a nova equipa de Sapadores Florestais durante a Cerimónia de Apresentação das 20 novas Equipas de Sapadores Florestais, presidida pelo Primeiro-Ministro, António Costa realizada em Oliveira do Hospital, na presença do Ministro da Agricultura Capoulas Santos e do Secretário de Estado das Florestas, Miguel Freitas. Na cerimónia, o edil são-brasense, Vitor Guerreiro, fez-se acompanhar pelo Vereador Acácio Martins e pelo Comandante Operacional Municipal, Vitor Martins.

Para além da viatura devidamente equipada, no valor de 40.000€, o município de São Brás de Alportel recebeu, por parte do Governo, o apoio financeiro que permitirá fazer face, durante os primeiros cinco anos, às despesas necessárias para a constituição de uma equipa de cinco sapadores florestais municipais. Esta equipa trabalhará durante todo o ano na gestão e defesa da floresta, desenvolvendo trabalhos de manutenção e limpeza, e também de vigilância durante o período crítico de prevenção de incêndios florestais.

“Esta é uma conquista muito importante para São Brás de Alportel porque vem reforçar a nossa capacidade de defesa da floresta e de proteção das nossas populações. O nosso plano de ação de prevenção de incêndios está a partir de agora ainda mais reforçado, o que nos deixa muito satisfeitos. A floresta precisa de todo o nosso esforço e de todos os cuidados na sua defesa. Num concelho em que três terços do território são constituídos por área serrana, onde o património natural é uma das nossas maiores riquezas e potencialidades, a prevenção é a nossa maior prioridade.” Palavras do Presidente da Câmara Municipal, Vitor Guerreiro, após a receção da viatura pelas mãos de António Costa.

A viatura e a nova equipa de Sapadores Florestais vão reforçar a capacidade de resposta do Serviço Municipal de Proteção Civil, com um trabalho fundamental ao nível da defesa da zona serrana de risco acrescido de incêndios florestais.