Albufeira

Novo Quartel do Posto Territorial da GNR de Olhos de Água

No passado dia 3 de agosto, a Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, esteve em visita oficial ao Município de Albufeira, onde reuniu com o presidente da Câmara Municipal, Carlos Silva e Sousa. O encontro teve como objetivo fazer o ponto de situação do projeto de construção do Quartel do Posto Territorial da GNR de Olhos de Água, uma intervenção fundamental para o aumento da segurança de pessoas e bens numa freguesia que alberga grande parte das praias e das unidades hoteleiras de 5 estrelas do concelho.

A Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, em visita ao Município de Albufeira, no passado dia 3 de agosto, encontrou-se com o presidente da Câmara Municipal, Carlos Silva e Sousa, para abordarem o assunto relativo à construção do novo Quartel do Posto Territorial da GNR de Olhos de Água.

Recorde-se que a Secretária de Estado esteve em Albufeira no passado mês de outubro,  ocasião em que o presidente da Câmara de Albufeira solicitou a Isabel Oneto o envolvimento do Ministério da Administração Interna neste projeto “essencial para reforçar a segurança numa zona que durante o verão acolhe milhares de turistas e durante o inverno tem centenas de residências que necessitam de vigilância”, frisou.

Da reunião de quinta-feira resultou um acordo entre ambos, que dita a divisão das despesas relativas à construção do novo Quartel em metades iguais. “Ficou acordado que o Município de Albufeira suportará metade das despesas e a outra metade será providenciada pelo Ministério, o que ainda irá merecer ratificação dos respetivos órgãos”, explica Carlos Silva e Sousa, cuja autarquia já custeou a elaboração do projeto de arquitetura e cedeu as instalações da antiga Junta de freguesia de Olhos de Água, onde atualmente funciona o Posto da GNR daquela localidade. “O Quartel de Olhos de Água encontra-se bastante degradado e sem condições para dar resposta às necessidades de um concelho e de uma freguesia fortemente marcados pela atividade turística e com bastante população residente”, salientou Carlos Silva e Sousa, acrescentando que “esta intervenção vem também melhorar as condições de trabalho dos 18 agentes afetos àquele Posto”.

O novo Quartel irá ser construído numa área de 260 metros quadrados, dotada de Receção, Área de Comando do Posto Territorial (Área de Comando e Área Policial) e Serviços Gerais do Quartel (refeitório, vestiários, balneários, alojamento, áreas de apoio e equipamentos), num projeto que se estima que atinja os € 237.333,66. Por definir, em breve, estão algumas questões de pormenor referentes ao novo edifício.

Para além do Posto Territorial de Olhos de Água, a Guarda Nacional Republicana tem um Subdestacamento Territorial de Albufeira, um Posto de Atendimento no Centro Antigo da cidade e um Posto Territorial em Paderne.

Isabel Oneto e Carlos Silva e Sousa

 

Categorias:Albufeira