AGENDA

Rota do Petisco volta às Terras do Arade em Setembro

Depois de visitar as Terras do Infante e de uma temporada por Terras da Ria, a Rota do Petisco regressa às suas origens a 8 de Setembro. Até 15 de Outubro, Portimão, Lagoa, Silves e Monchique acolhem mais uma edição deste evento que há sete anos anima o paladar das gentes do Algarve, e não só.

Este ano, serão mais de 160 os restaurantes e pastelarias que brindarão os petiscadores com menus especiais a preços irresistíveis – 3€ o Menu Petisco (Petisco + bebida) e 2 € o Menu Doce (Doce + bebida) – mediante a apresentação do Passaporte da Rota, verdadeiro guia de bolso para esta odisseia gastronómica. Este poderá ser adquirido nos estabelecimentos participantes e nos Postos de Informação do evento.

A Rota do Petisco – Terras do Arade apresenta várias modalidades que a tornam única. Os mais jovens são convidados a entrar na festa, com menus especialmente pensados no gosto exigente dos petiscadores de palmo e meio – é a Rota dos Pequeninos. Por sua vez, a Rota do Mundo convida a uma viagem pelos sabores da gastronomia internacional. A cozinha de autor também marca presença naquela que é a grande novidade da edição deste ano, a Rota dos Chefs. Sete chefs foram convidados a apresentar as suas criações inspiradas nas tradições e produtos da terra. A produção local também protagoniza outra novidade: a iniciativa Carimbo Verde. A Rota do Petisco não deixa passar em branco o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento e pinta-o de verde, dando destaque aos estabelecimentos que apresentam menus confeccionados com produtos locais e, assim, com menor impacto ambiental.

Mas nem só de petiscos vive o petiscador. A Rota do Mercado convida-o a visitar o Mercado Municipal de Portimão e a adquirir os produtos mais frescos e deliciosos a preços mais do que convidativos. Uma ida às compras sem gastar muito também é a proposta da Rota do Comércio. O comércio local abre as portas aos petiscadores e, mediante a apresentação do Passaporte, oferece descontos únicos em mercadorias seleccionadas. No Passaporte da Rota poderá ficar a conhecer quais os estabelecimentos e comerciantes aderentes.

A Rota do Petisco – Terras do Arade é uma iniciativa da Associação Teia D’Impulsos com o patrocínio oficial da Cerveja Sagres e o apoio e parceria de várias entidades públicas e privadas. Mais informações em rotadopetisco.com. ou em teiadimpulsos.pt.