Loulé

Hemeroteca Digital do Algarve vai a votos até 10 de setembro

No âmbito do Orçamento Participativo de Portugal, vai estar a votação até ao dia 10 de setembro o projeto de criação da Hemeroteca Digital do Algarve, uma ideia de Luís Guerreiro, presidente da Fundação Manuel Viegas Guerreiro, recentemente falecido.

A candidatura regional da Hemeroteca Digital do Algarve pretende garantir a salvaguarda de todos os periódicos – jornais e revistas – produzidos no Algarve desde 1833 até aos nossos dias, em formato digital e de fácil consulta pública.

O processo de votação é simples:

  1. Ir a Projeto 709 – HEMEROTECA DIGITAL DO ALGARVE
  2. Escolher cidadão nacional ou estrangeiro
  3. Colocar o número do cartão de cidadão ou de bilhete de identidade, conforme indicado
  4. Clicar em “Continuar”
  5. Clicar em “Confirmar o voto”
  6. Clicar em “Fechar”

A divulgação da lista de projetos vencedores, ou seja, aqueles que recolherem mais votos, será conhecida em outubro.

Pode não só votar como partilhar o link para votação no seu Facebook: https://opp.gov.pt/projetos/todos/709-hemeroteca-digital-do-algarve

A Hemeroteca Digital do Algarve é um projeto que muito enriquece e dignifica o Algarve e que constituía uma aspiração de Luís Guerreiro, homem fortemente empenhado na construção do saber histórico do Concelho de Loulé e da região.

“O Algarve possui centenas de títulos de publicações periódicas de âmbito público, desportivo, turístico, religioso, de associações de classe, de feição comercial, que abrangem os últimos anos da monarquia, a primeira república, o estado novo e a democracia. A história do Algarve destes últimos 180 anos está plasmada nestas publicações. Daí o seu inestimável interesse e importância decisiva para a elaboração de trabalhos de investigação sobre a região”, refere a proposta apresentada.

Categorias:Loulé