AGENDA

Concerto de tributo a Violeta Parra com a sua filha e neta no Cine-Teatro Louletano | 14 de setembro

No próximo dia 14 de setembro, pelas 21h30, o Cine-Teatro Louletano recebe, em exclusivo a sul do país, a tournée europeia que junta Isabel e Tita Parra, do Chile, respetivamente a filha mais velha e a neta da incontornável cantora Violeta Parra, para um imperdível concerto de homenagem a esta.

Comemorando o centenário do nascimento da cantora, Isabel e Tita estão a realizar este ano uma tournée por toda a Europa, acompanhadas pelos prestigiados músicos chilenos Greco Acuña e Juan Antonio Sánchez. Neste concerto as artistas revisitam as composições mais emblemáticas de Violeta, passando por temas cuja raiz radica na música popular chilena e latino-americana. São ainda apresentadas criações originais de Isabel e de Tita. O espetáculo apresenta uma sonoridade acústica, repleta de ritmos chilenos e latino-americanos reinventados, contando com instrumentos como guitarras acústicas, cuatro venezuelano, charango, percussões e flauta transversal.

Parra é pouco conhecida em Portugal, mas foi graças a ela que, nos anos 50, a música tradicional chilena viveu um período áureo de resgate e valorização: em viagem pelo país, mapeou ritmos, danças e canções, reunindo um espólio de cerca de três mil canções tradicionais. Depois, na década de 60, a sua defesa do património colocou-a na frente do movimento da nueva canción, que não foi mais que a música de intervenção do Chile de Salvador Allende. Violeta Parra pode ser considerada a mãe da canção comprometida com a luta dos oprimidos e explorados, tendo sido autora de páginas inapagáveis como a canção “Volver a los 17”. Outro dos seus temas, “La Carta”, cantado em momentos de enorme comoção revolucionária, nas barricadas e nas ocupações, tem entre os seus versos o que diz: “Os famintos pedem pão; chumbo lhes dá a polícia”.

Mas as suas canções não são apenas marcadas por versos demolidores contra toda a injustiça social. O lirismo dos versos de canções como “Gracias a la vida” (gravada por Elis Regina) embalou o ânimo de gerações de revolucionários latino-americanos em momentos em que a vida era questionada nos seus limites mais básicos.

Este espetáculo resulta de uma parceria entre Lisboa, Capital Ibero-americana de Cultura 2017 e a Câmara Municipal de Loulé/Cine-Teatro Louletano, contando com o apoio do Consejo Nacional de la Cultura y las Artes (Chile).

O bilhete tem um custo associado por pessoa de 5 euros, o concerto tem a duração aproximada de 60 minutos e dirige-se a maiores de 16 anos.

Para mais informações e reservas os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo email cinereservas@cm-loule.pt. Além disso, podem consultar a sua página de facebook – www.facebook.com/cineteatrolouletano ou o seu renovado website http://cineteatro.cm-loule.pt, ambos em permanente atualização, existindo também a possibilidade de compra de ingressos nos locais aderentes ou on-line através da plataforma BOL, em https://cineteatrolouletano.bol.pt/.

Categorias:AGENDA, Loulé