Quarteira

Encontro de Grupos Corais no Centro Autárquico de Quarteira

A noite de ontem ficou marcada por mais um momento cultural de grande qualidade no Auditório do Centro Autárquico de Quarteira.

Numa iniciativa do Grupo Coral de Quarteira, criado no seio da Agência de Quarteira do Banco de Tempo, o encontro de coros, intitulado “Folhas Caídas”, contou com a participação do grupo anfitrião e do Grupo Coral Tavira em conjunto, ou não fossem grupos irmãos, e ainda pelo Grupo Coral do Orfeão do Entroncamento.

A iniciativa contou com a presença do presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto e da sua esposa.

No final do Encontro, foram trocadas lembranças entre os coros presentes.

Os Grupos Corais de Quarteira e Tavira contam ambos com direção artística do Prof. Carlos Filipe Sousa e com o João António de Almeida ao piano e na apresentação dos temas.

Grupo Coral de Quarteira

O Grupo Coral de Quarteira surgiu em 2010, numa iniciativa de um grupo de entusiastas do Banco de Tempo de Quarteira. Ao longo destes quatro anos de existência, tem realizado concertos em Quarteira, Loulé, Albufeira, Tavira, Vila Real de Santo António, Évora e Águeda. O seu repertório é abrangente, entre o sacro, o popular e os espirituais afro-americanos. Tem ainda desenvolvido concertos temáticos.

A Direção Artística está a cargo do Professor Carlos Filipe Ferro de Sousa, professor de Educação Musical na EB2/3 D. Dinis, em Quarteira.

O Grupo Coral conta ainda com o apoio do Professor João António de Almeida ao piano e na apresentação dos concertos onde o Grupo Coral de Quarteira é anfitrião.

Grupo Coral Tavira

O Grupo Coral Tavira, coro polifónico misto a 4 vozes, fez a sua primeira aparição em Dezembro de 1990 sob a regência do seu diretor artístico e fundador, Prof. Francisco Ramos. Presentemente, a direção artística está a cargo do Prof. Carlos de Sousa. Conta também, desde 1999, com a participação do Prof. João António de Almeida ao piano.

O Grupo Coral Tavira tem desenvolvido uma intensa atividade coral, realizando vários intercâmbios corais anuais e participando e organizando Concertos Sacros e Profanos.

O Grupo Coral Tavira encontra-se ao serviço do Concelho de Tavira e de todo o Algarve.

Orfeão do Entroncamento

O Orfeão do Entroncamento é uma associação, com vinte e nove anos de existência, criada por amor à música. Divide as suas atividades entre a Escola de Música e o Grupo Coral, contando ainda com diversas atuações anualmente.

O Grupo Coral do Orfeão do Entroncamento foi fundado em Janeiro de 1988, na Associação Filarmónica e Cultural do Entroncamento, tendo-se constituído como associação independente em 1990. Desde então assumiu a feição que ainda hoje mantém: um conjunto de pessoas unidas pelo amor à música que tenta transmitir uma herança musical através do canto em grupo. Este coro faz parte de um projeto autónomo virado para a prática e divulgação da música coral, de autores universais, pautando a sua ação por critérios de qualidade.

A Direção Musical do Coro Misto do Orfeão do Entroncamento é, desde a sua fundação, da responsabilidade do Maestro Dr. Luís Manuel Antunes.

Fez a sua primeira apresentação pública em 1988, no Cine-Teatro São João, no Entroncamento. Desde então tem realizado vários concertos quer na comunidade em que se insere, quer em diversos locais do país (onde se tem deslocado a convite de associações congéneres ou de outras entidades). Deslocou-se ainda a França, em Fevereiro de 1998, a convite da Associação Franco-Portuguesa de Villiers-sur-Marne, onde participou na Quinzena Cultural “À Descoberta de Portugal”. Ainda no ano de 1998, mas desta feita em Outubro, realizou um concerto no Centro Cultural de Belém. Mais recentemente, em Dezembro de 2005, deslocou-se à Ilha da Madeira a convite do Orfeão Madeirense onde participou no VIII Festival de Coros de Natal do Funchal. Ainda neste ano, e no ano de 2006 realizou vários concertos em Encontros de Coros e outros eventos.

Participou em concertos internacionais com os grupos corais de Valladolid, Pontevedra e Villanueva de la Serena, de Espanha e com o Grupo Coral de Nancy, França.

Tem participado regularmente nos Festivais de Música organizados a nível regional pelo INATEL.

A convite da Editora Public-Art/Coimbra, participou na gravação do CD duplo intitulado “Os Melhores Coros da Região Centro”, editado no Natal de 1996.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categorias:Quarteira