Saúde

UCSP Quarteira assinalou Dia Mundial da Diabetes com palestra e atividades lúdicas

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Diabetes, a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Quarteira, do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Central da ARS Algarve, realizou esta tarde, dia 14 de novembro, um evento de sensibilização e de comemoração.

O programa teve o seu início pelas 14 horas  na Sala de Formação da USCP Quarteira com os palestrantes Dr.ª Sara e Dr. Eliézer a abordarem o tema “Mexer-se porquê?”.

O Dr. Marco Ferreira trouxe ainda um caso de sucesso apresentado pelo próprio, Romeu Videira e pela sua filha Carla Videira.

A iniciativa contou com a presença do presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto e do Dr. Pedro Teigão, coordenador desta unidade de saúde.

O Dr. Pedro Teigão sublinhou que “cuidar da saúde é todos os dias. Na diabetes, o pior são as exceções. Os diabéticos, os pré-diabéticos e aqueles que estão com excesso de peso e que ainda não são diabéticos, decidem ter uma vida com regras de saúde alimentares mas depois há exceções: é o aniversário do neto, os aniversários de familiares, depois vêm as festas, a passagem de ano, o Carnaval, a Páscoa e todas essas festas. Depois, vamos ver e, entre os 365 dias do ano, temos metade com exceções. O diabético tem que cuidar da alimentação todos os dias, sem exceção. Isso é que é importante. Não é só no Dia do Diabético. Portanto, a mensagem que deixo é: Não há exceções”.

Por seu lado, Telmo Pinto valorizou “o trabalho que está a ser feito por estes profissionais de saúde porque o mais importante é a prevenção. Hoje em dia, o avanço da ciência já nos permite, quando temos as doenças, dar-nos alguma qualidade de vida mas não é aí que nós queremos chegar. Daí a importância desta vertente que estão aqui a fazer no Centro de Saúde. No fundo, é passar a informação do problema desta doença, que é uma doença silenciosa e hoje infelizmente já há muita gente com diabetes. O meu pai também era diabético e temos de ter cuidado porque isto trás mesmo muitos problemas de saúde e agrava a qualidade de vida e não é isso que nós queremos. Portanto, estou aqui para valorizar este trabalho e dar os parabéns a toda a equipa por este projeto de passar a informação às pessoas”.

A seguir, teve lugar uma caminhada até ao Jardim São Pedro do Mar onde ainda estão a  decorrer atividades lúdicas com os enfermeiros Cláudia, Nuno, Sara e o Dr. Eliézer e ainda Ricardo, da Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Loulé.

Uma organização da ARS Algarve, ACES Central e USCP Quarteira com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Quarteira.

Veja o vídeo da palestra AQUI.

Saiba como prevenir a Diabetes AQUI.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categorias:Saúde, Quarteira