S. Brás de Alportel

Jovens são-brasenses apresentados ao programa Empreende Já para a criação dos seus empregos e negócios

O Instituto Português do Desporto e Juventude promoveu esta terça-feira, 14 de novembro, no Salão Nobre do Município de São Brás de Alportel uma sessão de apresentação da 2.ª edição do programa Empreende Já – Rede de Perceção e Gestão de Negócios (EJÁ) que visa apoiar jovens dos 18 aos 29 anos a criar o seu projeto e emprego.

A sessão foi dinamizada pela delegação de Faro do Instituto com a colaboração do Gabinete do Empreendedor da Câmara Municipal.

O programa apresentado tem como objetivos promover uma cultura empreendedora centrada na criatividade e na inovação através do apoio ao desenvolvimento de projetos que visem a constituição de empresas ou de entidades da economia social, apoiar a capacitação de jovens através da formação e do aumento dos seus níveis de empregabilidade e a criação de postos de trabalho por e para os jovens que integrem este programa.

O programa é desenvolvido em duas fases. A primeira fase tem a duração de seis meses, decorre entre março e agosto de 2018, dedicada à criação e desenvolvimento das ideias/projetos. Nesta primeira fase, os jovens participantes vão ter 250 horas de formação, 30 horas de tutoria, uma bolsa mensal de 695 euros e seguro de acidentes pessoais.

A segunda fase arranca após a conclusão da primeira fase e consiste num período de dois anos em que os jovens envolvidos nos projetos selecionados contarão com um apoio de 10 mil euros para concretizarem o seu projeto.

Podem concorrer a este programa jovens dos 18 aos 29 anos, que tenham completado a escolaridade obrigatória, que não estejam a trabalhar, nem a estudar ou em formação. Os candidatos devem ainda comprovar que têm a sua situação contributiva e tributária regularizada, estar inscritos nos serviços de emprego e não podem estar a beneficiar de apoios concedidos ao abrigo de outras medidas no âmbito da Garantia para a Juventude.

O período de candidaturas está em vigor até 30 de novembro de 2017.

A iniciativa contou com a presença do delegado regional do Instituto Português do Desporto e Juventude, Custódio Moreno, do diretor adjunto do Centro de Emprego e Formação Profissional de Faro, António Palma, do Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vítor Guerreiro, e da Vice-Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Marlene Guerreiro, que deixaram mensagens de incentivo aos jovens presentes.

Mais informações sobre este programa estão disponíveis na Direção Regional do Algarve do Instituto Português do Desporto e Juventude, localizada na Rua da PSP, em Faro, ou em http://eja.juventude.gov.pt. Os interessados podem ainda solicitar informações através dos contactos: 289 891 820 ou eja.algarve@ipdj.pt ou faro@ipdj.pt.