Loulé

Um aplauso do Concelho de Loulé aos Bombeiros no Dia Internacional da Cidade Educadora

O Dia Internacional da Cidade Educadora comemorou-se no dia 30 de novembro por todos os países que pertencem à Associação Internacional das Cidades Educadoras, num total de 37 países e 490 cidades.

Todas as cidades associadas assinalaram a data à mesma hora, com um aplauso comum dedicado a um alvo escolhido por cada cidade. Loulé, que faz parte desta Associação há dez anos, comemorou o dia com um aplauso que durou 1 minuto, dedicado aos Soldados da Paz, na Praça da República, em frente à Câmara Municipal. Por sua vez, em todas as Juntas de Freguesia e sedes de Agrupamentos Escolares também se fez o mesmo aplauso.

Para participar neste aplauso nos diferentes lugares já referidos, a Autarquia convidou todos os agentes de diferentes áreas profissionais que contribuem para a vida da cidade e de todo o Município – escolas, IPSS, associações socioculturais e desportivas, e toda a população em geral.

Ainda, nos edifícios do Município e das Juntas de Freguesia, foi içada uma bandeira alusiva ao Dia Internacional da Cidade Educadora, ação que se pretende seja repetida todos os anos, no dia 30 de novembro.

Para completar este programa de comemoração, de 23 a 30 de novembro foram instalados nas principais localidades do Concelho – Loulé (nas freguesias de S. Clemente e de S. Sebastião), Quarteira, Alte, Salir, Almancil, Querença, Benafim, Tôr, Ameixial, Boliqueime – murais pintados de branco onde cada cidadão pode escrever uma mensagem de agradecimento dirigida a quem desejar. Esta boa prática dos murais de agradecimento é inspirada numa experiência de sucesso já realizada em Granoller, na Espanha, também Cidade Educadora, em que os cidadãos participaram com notas de agradecimento de cada um à família, aos técnicos de ambiente e limpeza urbana, aos padeiros, etc.

Categorias:Loulé