AGENDA

Quarteira volta a acolher a única Consoada de rua do país recriando o verdadeiro espírito de Natal | 24 de dezembro

A cidade de Quarteira vai acolher na noite de Natal,24 de dezembro, pelo 3.º ano consecutivo, a única Consoada de rua do país. Numa iniciativa de Miguel Baptista, inserida no Projecto Zero, o jantar de Natal tem lugar no Largo do Centro Autárquico, inundado pelo verdadeiro espírito de Natal, despertando o melhor que há dentro de cada um de nós.

A iniciativa contará com a generosidade dos quarteirenses com dádivas de alimentos, com os quais se farão Cabazes de Natal, vestuário, calçado, livros e brinquedos, distribuídos aos mais necessitados no final do jantar.

A iniciativa conta com o apoio logístico da Junta de Freguesia de Quarteira.

Segundo Miguel Baptista, “o mesmo é realizado em plena rua de Quarteira. E porquê na rua? Porque inicialmente este jantar foi pensado para todos os sem abrigo e porque a sua casa é a rua. No entanto, no ano passado, começámos a pensar nas muitas pessoas que passam o Natal sozinhas e em todas as pessoas que não se reveem no espírito de CONSUMISMO em que esta época acabou por se converter. São muitas as Famílias que se juntam a nós nesta iniciativa em que muitos trazem os seus filhos para perceberem uma outra realidade da sociedade”.

Miguel Baptista adianta ainda: “Não temos nada programado. Esta iniciativa acontece pela boa vontade e ajuda das muitas pessoas que vão aparecendo e contribuem um pouco com o que podem dar. Ano após ano, sentimos que estamos a criar uma onda de calor humano cada vez maior, cada vez mais solidária. Temos consciência que falamos apenas de uma noite, de um ato isolado mas… estamos a trabalhar para algo mais constante no dia a dia de todas estas pessoas”, deixando o desafio “para se juntarem a nós nesta noite. Larguem a vossa zona de conforto e venham jantar na nossa companhia”, fazendo um apelo “a todos quantos tenham conhecimento de pessoas que estejam sozinhas nesta noite para virem ter connosco. A todas as pessoas que possam contribuir com o que entenderem, independentemente de poderem estar presentes ou não. Precisamos de bens alimentares, roupas, material escolar, etc. Quem puder contribuir com algo para a Ceia de Natal , tipo sobremesas, bebidas, bacalhau, pão, doces, etc. Será tudo bem vindo”.

Miguel Baptista refere ainda que estão a receber donativos em Loulé, na Rua Brites de Almeida n.º 24, Loja A.

Para qualquer questão, os interessados podem contactar através dos seguintes números telefónicos: 960222089 / 965829219 / 912999777.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

 

Categories: AGENDA, Quarteira