Albufeira

Associação Almargem: «Restaurante pretende ocupar ilegalmente a Praia de Albufeira»

Sem estar previsto como apoio de praia no POOC Burgau-Vilamoura (ainda em vigor), embora esteja previsto no mais recente POC Odeceixe-Vilamoura (por razões desconhecidas ainda não aprovado formalmente pelo governo), foram iniciadas as obras de instalação de um restaurante em plena Praia do Peneco (Albufeira).

Ao que parece, a luz verde para esta intervenção terá sido dada pelo Município e também pela própria APA, o que não se compreende.

Tendo em conta o que se tem passado nos últimos anos no Algarve, no que respeita a gestão do litoral, a Associação Almargem não estranha o avanço deste novo empreendimento. Por um lado, fala-se muito de riscos na zona costeira, em grande parte derivados das alterações climáticas, mas, ao mesmo tempo, vai sendo assegurada a permanência de habitações e equipamentos em áreas susceptíveis de virem a ser atingidas pelo avanço do oceano. Aliás, justamente perto do local onde este restaurante está a ser agora edificado, foi há anos destruído pelo mar um pequeno apoio de praia.

A Almargem exige, por isso, a paragem e reversão imediata das obras em causa e uma muito maior transparência e escrutínio público por parte das entidades responsáveis pela gestão e defesa do ambiente e recursos naturais.

Associação Almargem

Categories: Albufeira