Loulé

Carnaval Summit de Loulé 2018 apresentado à imprensa

Nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro, a animação vai invadir a Avenida José da Costa Mealha, em Loulé, durante três dias de desfile daquele que é o mais antigo corso carnavalesco de Portugal. Este ano, o tema para esta paródia que atrai milhares de visitantes vai ser “Carnaval Summit de Loulé”, numa brincadeira à cimeira mundial dedicada à tecnologia e empreendedorismo que decorreu nos dois últimos anos em Lisboa.

A apresentação à comunicação social teve lugar esta sexta-feira, 2 de fevereiro, no Museu do Carnaval, na Zona Industrial de Loulé, efetuada por Carlos Carmo, vereador da Câmara Municipal de Loulé.

Carlos Carmo revelou que vão estar na Avenida José da Costa Mealha 14 carros alegóricos, escolas de samba, clubes e associações, perfazendo um total de cerca de 400 participantes, acrescentando que, este ano, o Carnaval volta à tradição do corso em três dias seguidos (domingo, segunda e terça-feira), ao contrário do que tinha sido adotado há cerca de uma década, coincidindo com os dias dos desfiles em Quarteira (sábado, domingo e terça-feira). Assim, com o regresso à tradição, no sábado só haverá desfile em Quarteira e na segunda-feira só haverá desfile em Loulé, possibilitando assim mais oportunidades às pessoas.

O vereador adiantou que a sátira política, social ou desportiva continua a ser um dos principais ingredientes deste desfile. Os principais temas e factos que marcaram a vida nacional e internacional estarão representados nestes carros alegóricos, com as várias centenas de figurantes a encarnarem as personalidades que estiveram em destaque. Ano após ano, Cristiano Ronaldo tem sido um dos reis da festa louletana e, em 2018, volta a sentar-se no trono, agora com mais uma Bola de Ouro, num carro dedicado ao Mundial de Futebol que este ano decorre na Rússia, com Vladimir Putin a dar as boas-vindas e a mãe do craque português como a “dona do ouro”. Ainda no campo futebolístico, a rivalidade entre os três grandes é incontornável. Desta vez, os presidentes do Sporting CP e do FC Porto vão fazer uma caça à águia do SL Benfica encurralada na “central de emails”.

Neste “Carnaval Summit de Loulé”, que pretende ser uma brincadeira à cimeira mundial dedicada à tecnologia e empreendedorismo, irão desfilar 14 carros alegóricos, 5 escolas de samba (“Unidos da Vila Régia”, “Paraíso Tropical”, “Novo Império”, “Samba Tribal” e Batuque Samba Show) e 10 grupos de animação (AGAL – Associação Grupo Amigos de Loulé, APAGL – Associação de Pais e Amigos da Ginástica de Loulé, DOINA – Associação de Imigrantes Romenos e Moldavos do Algarve, Grupo Desportivo das Barreiras Brancas, GCL – Ginástica Clube de Loulé, Motoclube de Loulé, Satori – Associação Artística, Associação EXISTIR, TUALLE e Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento 0290 Loulé. No recinto, a tocar ao vivo, vai estar o Grupo Musical “Balança Brasil”.

Na política nacional, a “geringonça” volta a marcar presença, participando na festa Web Summit num cruzeiro algarvio. Do Governo para a Europa, Mário Centeno junta-se a Angela Merkel num carro dedicado às finanças da União Europeia. Os bombeiros também estarão em destaque com o apaga fogos Marcelo Rebelo de Sousa.

Trump e Obama, atual e anterior presidente dos Estados Unidos, também não foram esquecidos.

Este ano, o Carnaval de Loulé homenageia mais uma das figuras que contribuíram para engrandecer a sua história, Fernando Semião, o popular homem da carroça recentemente falecido.

As receitas do corso voltam a ter uma vertente solidária, “bem assente na própria história do Carnaval”: 50% reverterá para os grupos de animação participantes no desfile e os restantes 50% destinam-se a instituições particulares de solidariedade social.

Mais do que as receitas de bilheteira, o vereador responsável por esta iniciativa sublinhou a importância deste evento para a “dinâmica económica” da Cidade e do Concelho nestes dias.

Outros temas abordados foram os Desfiles Infantis, o Baile de Gala (que contará nos bastidores com boa parte da envolvente tecnológica da Web Summit que decorreu em Lisboa) e outras atividades carnavalescas. Saiba tudo sobre o Carnaval de Loulé AQUI.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: Loulé

1 reply »