AGENDA

Revista Promontoria Monográfica “História da Arte – Retábulos em Minas Gerais” apresentada em Loulé | 7 de março

A Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, recebe no próximo dia 7 de março, pelas 18h00, a apresentação da Revista Promontoria Monográfica “História da Arte – Retábulos em Minas Gerais”.

Os Retábulos em Minas Gerais são o vol.16 da coleção Promontoria Monográfica História da Arte, da responsabilidade editorial da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve.

Esta coleção, que se dedica exclusivamente ao estudo do património retabular no Mundo Português, conta com diversos apoios, destacando-se neste volume a participação do Município de Loulé, numa atitude de franca cooperação com a Universidade do Algarve.

A Capitania de Minas Gerais, no Brasil, contribuiu de forma muito significativa para o enriquecimento de Portugal nos finais do século XVII e na primeira metade de setecentos, através do envio de grandes quantidades de ouro e de diamantes. Parte da riqueza que lá ficou contribuiu para o aparecimento de grandiosos retábulos que, ainda hoje, fazem parte do valioso património artístico aí subsistente.

A apresentação da obra fica a cargo de Renata Araújo e de Francisco Lameira, ambos docentes do Departamento de Artes e Humanidades da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve.

A iniciativa tem entrada livre.

Categorias:AGENDA, Loulé