Quarteira

Quarteira cidade integradora | Nepaleses e Tailandeses concluem curso de Português

28 imigrantes de nacionalidades Nepalesa e Tailandesa, residentes na freguesia de Quarteira, inscritos e participantes do Projeto “Loulé Sem Fronteiras” – FAMI de apoio à população imigrante NPT (Nacionais de Países Terceiros) , promovido pela Fundação António Aleixo, concluíram esta terça-feira, 13 de março, a formação Português Para Todos (nível A1 + A2), num total de 150 horas, com certificação final.

A última aula contou com a presença do presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto, com as representantes do Centro de Formação de Faro e do Centro de Emprego de Loulé, Dr.ª Regina e Prof.ª São (esta última professora do curso) e do coordenador do Projeto “Loulé Sem Fronteiras”, Nelson Horta.

Segundo Nelson Horta, esta foi “uma turma muito boa. Esperamos que este curso tenha servido para vocês no trabalho, em família, com amigos, que consigam falar melhor e entender melhor o Português. O Curso de Português vai terminar hoje mas nós continuamos com este projeto na Fundação António Aleixo. A porta está aberta para continuarem a ir. Para poderem estar aqui, agradecemos muito ao Centro de Emprego de Loulé e ao Centro de Formação de Faro, aqui representados pela Dr.ª Regina e pela Prof.ª São. Foram as pessoas que conseguiram organizar toda a turma para poderem aqui estar e terem as certificações. Muito obrigado à Junta de Freguesia de Quarteira, aqui representada pelo seu presidente, porque foi a junta de freguesia garantiu este espaço, esta sala, para que pudessem ter a turma completa e as aulas aqui. Vocês inauguraram este espaço e foi através da junta de freguesia que financiou o aluguer da sala. Agradeço também à equipa dos Ginásios de Educação Da Vinci que tem aqui um espaço muito bonito. Obrigado por terem colaborado”.

A Dr.ª Regina desejou “que esta formação vos traga tudo aquilo de que precisam: Trabalho, integração social e melhor qualidade de vida. Portanto, espero sinceramente que com esta formação sigam os vossos sonhos”.

David Pimentel, do Ginásios da Educação Da Vinci Quarteira, agradeceu “por terem estado todo este tempo aqui connosco. Foi um prazer ter-vos aqui. Vocês são pessoas fantásticas, criámos aqui uma empatia e queremos que voltem. Esta também é a vossa casa e sintam-se à vontade para voltarem porque nós cá estaremos para vos receber”.

O presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto, sublinhou que “a junta de freguesia e a câmara estão sempre disponíveis para ajudar. Vocês vieram para aqui e já são quarteirenses. Os vossos filhos também vão crescer quarteirenses. Portanto, nós estamos disponíveis para ajudar naquilo que for possível. Se quiserem falar connosco, podem fazê-lo na junta de freguesia. Se quiserem que eu esteja presente em alguma iniciativa vossa, é só chamarem-me. O Nirajan tem feito esse trabalho. Foi ele que fez a primeira aproximação e isso foi muito importante para nós. Percebemos que são muitos os cidadãos do Nepal e da Tailândia que estão aqui em Quarteira e que precisam dessa ajuda. O Português é muito importante para vocês poderem, profissionalmente, ganharem mais. Portanto, não fiquem por aqui. Aprendam melhor a língua que é a maior barreira que vocês têm e depois será mais fácil”.

Por último, referir que a formação decorreu nas magníficas instalações recentemente inauguradas da empresa Ginásios da Educação Da Vinci em Quarteira, localizada na Rua da Abelheira, Edifício Império, N.º 1. Faz parte da rede da marca N.º 1 em Portugal em serviços de apoio educativo. Trata-se de um franchising  de serviços de educação e formação com mais de 50 unidades em Portugal que procura distinguir-se pela qualidade do seu ensino, pelos conceito e métodos utilizados, pela qualidade do espaço e equipamentos e pela diversidade de serviços que oferece.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: Quarteira