Desporto

Portuguesa Melanie Santos em 2.º lugar na Taça da Europa de Triatlo Quarteira 2018

Realizou-se na tarde de ontem, 24 de março, a Taça da Europa de Quarteira 2018, elite feminina e masculina, uma prova que se realiza desde 2009.

A competição iniciou com a elite feminina, às 13h45, com o tempo a apresentar-se solarengo a partir da manhã, embora com algum vento e o mar picado, condições desfavoráveis para a competição do triatlo. A prova teve sempre excelente ambiente, conseguido pelo público entusiasta, pela música envolvente e pelo ecrã gigante que transmitiu a prova em direto. A performance e o nível competitivo dos triatletas fizeram o resto.

Na prova feminina, Helena Carvalho saiu em primeiro da água, com um belíssimo tempo, a espanhola Anna Contreras em segundo e Melanie Santos –  que nadou sempre na frente com a sua compatriota –  saiu em terceiro.

«Sou boa nadadora e correu-me bem este segmento como é habitual, mas a agitação marítima faz com que cada uma nadasse por si o que se tornou muito cansativo, não conseguimos ir em grupo», explica Melanie Santos.

Helena Carvalho teve alguma dificuldade ao montar na bicicleta, o que atrasou o seu tempo. A Melanie continuou com bom ritmo no ciclismo, fez uma fuga onde se manteve até à primeira metade deste segmento, que tinha no total 6 voltas, acabando a triatleta por perder posicionamento nas últimas 3 voltas.

Algumas atletas femininas em prova como a Helena Carvalho – que saiu em primeiro da água – e a Madalena Almeida ou a Andreia Ferrum foram no grupo perseguidor, onde ainda começou a Liliana Alexandre que depois acabou por ficar para trás. Madalena Almeida e Andreia Ferrum fizeram um excelente tempo de ciclismo e entraram no parque de transição muito bem posicionadas.

A Melanie fez nova fuga na corrida e manteve-se no percurso deste segmento sempre lado a lado com a francesa Sandra Dodet. As duas continuaram no seu ritmo, sem que nenhuma delas se destacasse, até serem alcançadas pelo grupo perseguidor, onde estava a suíça Julie Derron e também a espanhola Anna Contreras.

«Como fomos só as duas, eu e a Sandra, até chegámos a abrandar o ritmo, mas quando o grupo perseguidor nos alcançou tivemos que acelerar!» disse Melanie

De destacar a excelente prova de Madalena Almeida que participou no seu primeiro triatlo olímpico de sempre, sempre a ritmo forte, tendo quebrado um pouco na corrida, embora com recuperação, ficando em 14º lugar. Andreia Ferrum e Helena Carvalho conseguiram boas prestações, ficando em 19º e 20º respetivamente.

Julie Derron, de nacionalidade suíça, fez uma excelente corrida, conseguindo vencer a competição, com uma diferença de 2 segundos em relação ao segundo lugar de Melanie Santos.

Em primeiro lugar ficou Julie Derron, com 02:07:56, a ocupar o segundo lugar no pódio e no seu melhor resultado de sempre nesta prova ficou Melanie Santos com 02:07:58 e na terceira posição a francesa Sandra Dodet com 02:08:00.

Confira todos os resultados da Elite Masculinos AQUI.

Confira todos os resultados da Elite Femininos AQUI.

Veja também a reportagem da Taça de Portugal de Triatlo Quarteira 2018.

Texto: Federação de Triatlo Portugal

Fotos: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: Desporto, Quarteira

1 reply »