AGENDA

Inscrições abertas para sessão do II Encontro da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Loulé | 13 de abril

No âmbito do II Encontro da CPCJ de Loulé, que terá lugar no próximo dia 13 de abril, irá decorrer no auditório da Cerca do Convento Espírito Santo, em Loulé, uma sessão subordinado ao tema “Apertar os Laços, Desfazer os Nós – Vinculação, Desenvolvimento precoce: Que consequências?”.

Esta iniciativa arranca pelas 9h30, com o momento de abertura onde participam Alberto Guerreiro, presidente da CPCJ de Loulé, Ana Fazenda, coordenadora regional da Comissão Nacional de Proteção das Crianças e Jovens da Região do Algarve, Margarida Flores, diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Faro, e Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé.

Segue-se uma primeira mesa, durante o período da manhã, dedicada à “Vinculação: O início do caminho”, onde serão expostos os seguintes temas: “Vinculação e a construção do Indivíduo” (Clara Freitas, psicóloga do ACES Barlavento), “Reflexões em torno da parentalidade (d) e risco” (João Barrocas, psicólogo DICAD, ETET – Barlavento), “Vinculação, redes de memória e ativação recíproca” (Alberto Guerreiro, psicólogo e presidente da CPCJ Loulé) e “A proteção na vinculação” (Ana Perdigão, jurista do Instituto de Apoio à Criança).

Já na parte da tarde, o tema lançado é “Quando os laços se emaranham em nós”. Pelas 14h00, terá lugar a conferência “Parentalidade e abuso sexual infantil: (re)construindo funções e vínculos”, que será proferida por Maria de Deus Medeiros, assistente social da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo.

Pelas 15h00, arranca a segunda mesa, com as apresentações “A vinculação no desenvolvimento: Fator preditor para adições?” (Maria Quintero, psicóloga DICAD, ETET – Sotavento), “As famílias e o impacto da violência” (Daniela Machado, psicóloga ACES Central – Olhão) e “O trabalho com Famílias Multidesafiantes” (Sara Graça, psicóloga CAFAP Tavira).

A sessão de encerramento, agendada para as 16h00, contará com a presença da vereadora Ana Machado, de Alberto Guerreiro, presidente da CPCJ de Loulé, de Paulo Santos, Comandante da GNR Loulé, e de representantes da ARS Algarve e da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares do Algarve.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição, efetuada através do link https://goo.gl/forms/dc76SlKkqPlodAbj2

Recorde-se que a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Loulé foi criada ao abrigo da portaria 404/2003 de 19 de Maio, com efeitos a partir 1 de julho de 2002. Trata-se de uma “instituição oficial, não judiciária, com autonomia funcional que visa promover os direitos da criança e dos jovens e prevenir, ou pôr termo, a situações suscetíveis de afetar a sua segurança, saúde, formação, educação e desenvolvimento integral”. Ao longo dos anos tem acompanhado centenas de processos de promoção e proteção em todo o Concelho.

Categories: AGENDA, Loulé