AGENDA

Festival Encontros do DeVIR revisita o colonialismo português no Cine-Teatro Louletano | 4 de maio

No âmbito da 4ª edição do Festival “Encontros do DeVIR”, o Cine-Teatro Louletano vai receber no dia 4 de maio, pelas 21h30, a peça de teatro “Libertação”, uma das criações mais recentes do Hotel Europa.

“Libertação” investiga o maior trauma do Colonialismo Português, a Guerra do Ultramar, um dos episódios mais traumáticos da História recente de Portugal que vitimou e mutilou milhares de portugueses. A peça reflete sobre este acontecimento histórico a partir do ponto de vista da luta de libertação que foi desenvolvida em Angola, Guiné e Moçambique e o seu impacto no Estado Novo que, consequentemente, levou à derrota do Fascismo em Portugal.

Hotel Europa lança um olhar sobre a questão das independências a partir do ponto de vista africano. Este espetáculo começa por descrever e analisar o movimento das independências em África, para melhor entender o caso do Colonialismo Português no contexto mundial e é construído a partir de entrevistas feitas a antigos soldados das guerras de independência e de uma rigorosa pesquisa de arquivo sobre a Guerra Colonial. Incluindo a presença dos discursos políticos produzidos pelos líderes de ambos lados da guerra, em particular de António Oliveira Salazar, Amílcar Cabral, Eduardo Mondelane, Marcelo Caetano, Agostinho Cabral, Jonas Savimbi, Holden Roberto e Samora Machel.

“Libertação” reflete assim sobre a geração da pós-memória e a relação que existe hoje em Portugal com o passado colonial.

O espetáculo tem um custo associado por pessoa de 5 euros, sem descontos aplicáveis, dirigindo-se a maiores de 14 anos e tem uma duração aproximada de 90 minutos.

Para mais informações e reservas os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo email cinereservas@cm-loule.pt. Além disso, podem consultar a sua página de facebook – www.facebook.com/cineteatrolouletano ou o seu renovado website http://cineteatro.cm-loule.pt, ambos em permanente atualização, existindo também a possibilidade de compra de ingressos nos locais aderentes ou online através da plataforma BOL, em https://cineteatrolouletano.bol.pt/

Libertação

“Libertação”

Categories: AGENDA, Loulé, Uncategorized