As Comemorações do Dia da Cidade de Quarteira – 19.º aniversário de elevação a cidade – continuaram ontem de manhã e à tarde com muito desporto.
As comemorações, com apresentação de Nelson Horta, continuaram ao final da tarde com o Grupo de Dança Arabesque, da Prof.ª Larisa Shumskaya, um grandioso espetáculo muito apreciado pela vasta assistência concentrada na Praça do Mar.
Larisa Shumskaya, formada pela Universidade de Artes de Tombov (Rússia), na vertente de Coreografia, foi bailarina profissional no Grupo Estatal de Dança “Cossacos da Rússia”, entre 1993 e 2003. No mesmo período, lecionou ballet clássico, dança contemporânea e jazz, na Escola de Artes de Lipetsk.
No ano de 2004, começou a lecionar aulas de dança em Portugal e, neste momento, é a professora responsável pela Escola de Dança Arabesque, que já conta com mais de cinquenta alunos. Nesta escola, é possível aprender as mais variadas vertentes de dança tais como ballet clássico, jazz, dança contemporânea, moderna e caráter. A Escola de Dança Arabesque participa, todos os anos, em festivais e concursos locais, tendo, este ano, marcado presença no Festival de Artes de Albufeira, no Concurso Dançarte (tendo arrecadado o 2º lugar na vertente infantil, estilo jazz), na Celebração do Dia Mundial da Dança em Faro e no VII Festival Internacional de Dança – Arte Sem Fronteiras.
Do mesmo modo, é com enorme prazer que esta escola faz parte das celebrações da comunidade, atuando em diversos eventos como, por exemplo, os Santos Populares de Quarteira. Assim sendo, os grandes objetivos da Escola de Dança Arabesque são fomentar o gosto pela dança e pelas artes nos seus alunos e na comunidade local, desenvolvendo, ao mesmo tempo, relações de amizade, entreajuda e respeito entre todos os bailarinos da escola.
Seguiu-se o Fado com Isa de Brito, reportagem que pode ver à parte aqui no PlanetAlgarve.
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve
Categorias:Quarteira