AGENDA

Lagos apresenta estratégia para adaptação às Alterações Climáticas | 25 de maio

Que mudanças poderão ocorrer no clima de Lagos até final deste século? Quais são as vulnerabilidades que o Concelho tem relativamente ao clima atual e que desafios representam os cenários de alterações climáticas projetados? Que implicações podem ter as alterações climáticas para o ambiente, para a economia e para a população de Lagos?

Recorde-se que, para responder a estas questões, o Município tem desenvolvido durante o último ano o Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Lagos. No próximo dia 25 de maio, com início pelas 9h45, decorre o Seminário Final sobre este tema, ocasião onde serão apresentadas as principais conclusões do Plano, assim como a estratégia de adaptação às alterações climáticas do concelho de Lagos e as principais ações neste sentido que o Município propõe implementar no futuro próximo. O Seminário vai ter lugar no Auditório dos Paços do Concelho Séc. XXI, e incluirá igualmente o momento da Assinatura da Carta de Compromisso da Rede Adapt.Local – Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas.

Refira-se que o Município aderiu a esta Rede em novembro de 2017, no âmbito do projeto ClimAdaPT.Local, promovido pela Agência Portuguesa de Ambiente, e que integra cerca de 30 municípios e que visa aumentar a capacidade dos municípios em incorporar a Adaptação às Alterações Climáticas nas suas políticas, instrumentos e intervenções, através da facilitação da troca de experiências entre instituições, técnicos e especialistas e da capacitação das autarquias locais (saiba mais em: https://www.cm-lagos.pt/municipio/noticias/4154-lagos-adere-a-rede-de-municipios-para-a-adaptacao-local-as-alteracoes-climaticas)

PROGRAMA:

9:45 – Receção dos participantes

10:00 – Sessão de abertura

Paulo Reis (Vereador da Câmara Municipal de Lagos)

10:15 – Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Lagos: resultados, estratégia de adaptação e programa de ação

João Telha (CEDRU – Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano)

11:00 – Intervalo (café)

11:15 – Adaptação ao clima atual e às alterações climáticas em Lagos: boas práticas

Município de Lagos

11:45 – Debate

12:15 – Assinatura da Carta de Compromisso da Rede Adapt.Local – Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas

12:30 – Sessão de encerramento

Maria Joaquina Quintans de Matos (Presidente da Câmara Municipal de Lagos)

Categories: AGENDA, Lagos