Loulé

Loulé acolhe Encontro Nacional de Cidades URBACT com representantes de 15 redes | 24 e 25 de maio

Nos dias 24 e 25 de maio, Loulé irá acolher o Encontro Nacional de Cidades URBACT, programa europeu de aprendizagem e troca de experiências que tem em vista a promoção do desenvolvimento urbano sustentável. Serão 24 horas intensas, onde estarão representadas 15 das 21 redes europeias URBACT em que participam cidades portuguesas. Para além destas, também estarão presentes cidades que foram premiadas com o selo Boas Práticas URBACT.

Este encontro nacional, que antecede outro de âmbito internacional que acontece em setembro, em Lisboa, pretende dar a conhecer cada uma das redes, fazer um balanço do que foi ou está a ser a participação nestes projetos europeus e ainda promover a troca de ideias e experiências entre estas cidades localizadas de Norte a Sul do país.

Para além das sessões de trabalhos que terão lugar no Auditório do Convento Espírito Santo, o Encontro terá alguns momentos mais informais de convívio entre os participantes como o “Peddy URBACT”, um peddy paper pelas ruas da cidade que dará a conhecer um pouco da cidade.

Das 13 redes APN (Action Planning Networks – Redes de Planeamento de Ação) com parceiros portugueses, vão estar representadas 10: AGRI-URBAN (Fundão), ARRIVAL CITIES (Amadora), BoostInno (Braga), CHANGE! (Amarante), CityCentreDoctor (Amarante), CityMobilNet (Braga), In Focus (Porto), INTERACTIVE CITIES (Rede DLBC Lisboa), Smart Impact (Porto) e VITAL CITIES (Loulé). Todos estes projetos ficaram concluídos a 3 de maio deste ano.

Das 3 redes IN (Implementation Networks – Redes de Implementação) com parceiros portugueses, apenas 1 vai estar representada, Creative Spirits (Loulé). Estes projetos vão terminar a 2 de junho de 2019.

Das 5 redes TN (Transfer Networks – Redes de Transferência) com parceiros portugueses, vão estar representadas 4: BLUACT (Matosinhos), City-as-a –startup (Bragança), Making Spend Matter (Vila Nova de Famalicão) e RUMOURLESS CITIES (Amadora). Estes projetos vão terminar a 4 de dezembro de 2020.

Finalmente, das 9 Boas Práticas portuguesas premiadas com o selo URBACT, vão estar representadas 5: Amadora, Cascais, Guimarães, Lisboa (Lojas com História) e Sintra.

Para além dos municípios, vão estar em Loulé 8  elementos do Grupo de Ligação URBACT: 2 NUP (National URBACT Point – Ponto URBACT Nacional); 1 CCDR Norte; 2 CCDR Centro; 1 CCDR Lisboa e Vale do Tejo; 1 CCDR Alentejo e 1 CCDR Algarve.

Refira-se que o Grupo de Ligação URBACT é dinamizado pelo Ponto URBACT Nacional e reúne, para além desta entidade e da Autoridade Nacional, as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, visando a divulgação e disseminação do URBACT em Portugal, bem como a constituição de sinergias e articulações com a programação regional dos fundos europeus.

Recorde-se que a cidade de Loulé foi parceiro líder da rede VITAL CITIES, constituída por 10 cidades empenhadas na promoção de estilos de vida ativos e saudáveis no combate ao sedentarismo e fomento da coesão social, e que terminou no passado mês de março. Neste momento, Loulé é um dos parceiros do projeto “Creative Spirits”, constituído por 8 cidades, e que pretende impulsionar o empreendedorismo criativo através de estratégias urbanas criativas.

De salientar que o segundo concurso para redes APN e último concurso URBACT do quadro financeiro europeu 2014-2020 vai abrir em janeiro de 2019.

Categories: Loulé