Desporto

XADREZ | Loulé++ consegue a melhor classificação do seu historial

Neste fim de semana, Alte foi uma das cinco capitais nacionais do xadrez. No sábado realizaram-se duas jornadas da série F da III Divisão. O jogo principal, da tarde, Defrontavam-se a super equipa favorita dos Ferroviários do Barreiro e a equipa Loulé++. No saldo final, a vitória pendeu para as cores dos Ferroviários, aproveitando uma derrota de Luís Botelho e três empates (Javier Reyes, Christian Roche e José Prata).

O título ficou praticamente seguro quando a equipa do Juventude de Évora apenas conseguiu um empate com o Barreirense e a ADC Faro também empatou com a Academia de Xadrez do Algarve.

O Grupo Desportivo Cavadas, ao vencer por 4-0 o Torrense, continuou na luta pela manutenção e enviou a equipa seixalense para os distritais.

Na jornada da noite, o jogo principal era a ADC Faro contra Loulé++ . A equipa farense apresentou-se bastante reforçada, tendo nos dois primeiros tabuleiros, João Pacheco e Dinis Libório. No entanto, a vitória pendeu para a equipa do concelho de Loulé, com o empate de Javier Reyes no primeiro tabuleiro, num jogo que atingiu as quatro horas e as vitórias de Luís Botelho, Oliver Pérez e José Prata.

Os Ferroviários decidiram facilmente o título com um fácil 4-0 ao Torrense , o Juventude de Évora bateu o GD Cavadas por 3-5 a 0,5 e, num jogo renhido pela manutenção, a AXAL e o Barreirense ficaram no 2-2.

Com o título decidido, a última jornada decidiu do 2.º ao 4.º lugar, que naquela altura era do Évora, Loulé++ e ADC Faro.

Na luta pela manutenção, partiram em igualdade pontual GD Cavadas, Barreirense e AXAL, enquanto que o Torrense já não sairia da última posição.

Os jogos que se realizaram a partir das 15 horas foram: Évora/Ferroviários, Loulé++/AXAL, Torrense/ADC Faro e Barreirense/Cavadas.

Classificação final de sábado: 1º Ferroviários 18 pontos; 2º Évora 15; 3º Loulé ++ 14; 4º ADC Faro 13; 5º GD Cavadas, FC Barreirense e AXAL 10; 8º Torrense 5.

No domingo, terminou, ainda em Alte, o concentrado da III Divisão.

A equipa Loulé++ conseguiu a melhor classificação do seu historial, o segundo lugar. Na última jornada venceu a AXAL por 4-0 e beneficiou da vitória dos Ferroviários do Barreiro sobre o Juventude de Évora por 3,5 a 0,5, para subir mais um lugar no pódio.

A ADC Faro venceu o Torrense por 4-0 e obteve o terceiro lugar, por ter melhor desempate que os eborenses.

Na luta pela manutenção, o empate entre o GD Cavadas e o FC Barreirense empurrou a Academia de Xadrez do Algarve para os distritais.

De referir que foi a primeira vez, que a Federação Portuguesa de Xadrez, realizou uma prova desta envergadura no concelho de Loulé.

Categorias:Desporto, Loulé