Albufeira

Almoço Convívio com comunidade piscatória de Albufeira no Dia Nacional do Pescador

Foi num ambiente descontraído que se viveu mais um Dia Nacional do Pescador, efeméride celebrada em Albufeira há vários anos, e que voltou a juntar a comunidade piscatória da cidade, respetivos familiares e representantes de diversas entidades ligadas ao mar e à pesca.

O evento foi organizado pela APPA – Associação dos Profissionais de Pesca, em parceria com a Câmara Municipal de Albufeira e com a Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água.

José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, pretendeu sinalizar o apoio da autarquia a esta comunidade e, por isso mesmo, fez-se acompanhar da vice-presidente Ana Pífaro, restante executivo, Chefe de Gabinete e Adjunto. Da parte da Junta de Freguesia, marcaram presença a presidente, Indaleta Cabrita e a Secretária, Cristina Corado. Presentes estiveram ainda representantes da Docapesca e da Capitania.

O alinhamento das comemorações incluiu a assinatura do Protocolo de Colaboração entre o Município e a APPA. O referido documento assinado por José Carlos Rolo e Hélder Correia, Presidente da APPA, prevê um conjunto de apoios logísticos e financeiros, destacando-se este último com uma verba de 15 mil euros.

“Este ano, aumentamos o apoio a esta Associação porque considerámos ter havido um conjunto de situações que merecem a nossa atenção e, quando assim é, as entidades públicas devem estar ao lado das associações, neste caso a APPA que desenvolve um valioso trabalho na defesa de quem vive da atividade piscatória” defendeu José Carlos Rolo.

Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira anunciou ainda o início das obras de requalificação dos contentores de apoio ali instalados, nomeadamente a substituição das respetivas coberturas que estão atualmente danificadas. A obra está adjudicada e estima-se que a mesma se inicie nas próximas semanas. Em paralelo, José Carlos Rolo, manifestou ainda disponibilidade em apoiar a requalificação da Sala Polivalente do Porto de Pesca, transformando-a num Polo Museológico que possa “valorizar esta atividade e quem a pratica”.

 

Categories: Albufeira