Desporto

Campeonato Nacional de Vela Solidária Hansa 2018

Realizou-se este fim de semana, na marina de Portimão, nos dias 01, 02 e 03 de Junho de 2018, o Campeonato Nacional de Vela Solidária Hansa 2018, no qual participaram 27 atletas em classes 2.3, 303, Duplos e 303 Individuais.

No 1º dia registaram-se condições atmosféricas adversas, com rajadas de vento fortes que condicionaram o desempenho dos atletas, segundo os mesmos.

As regatas tiveram início às 11h horas e terminaram às 17horas do dia 01/06/2018, em todas as classes denominadas anteriormente.

Após as regatas deu-se inicio o jantar de convívio, com a presença dos atletas e dos organizadores do evento, cuja comida foi fornecida pela DocaPesca, com o imprescindível apoio do Continente para os lanches de mar e da Central de Cervejas para os momentos de convívio.

No 2º dia as regatas tiveram início às 11horas e terminaram às 17 horas do dia 02/06/2018, sendo que as condições atmosféricas apresentaram-se por vezes agradáveis para a realização das provas.

Neste dia, a Hamburgueria PimPamPum presenteou os membros da Comissão de Regata, Júris e Balizadores com um almoço especial – hambúrgueres no pão e batata-doce frita. No final de mais um dia cansativo, iniciou-se mais um momento de convívio, que contou não só com a degustação de vários tipos de queijos oferecidos pela Queijos Bilores, conservas de cavala fornecidas pela Docapesca mas também com carne grelhada fornecida pelo Talho Alves e Águas. Esta noite contou ainda com música ao vivo cantada por João Faísca, que trouxe muita animação e dança para o Campeonato de Vela Adaptada.

No 3º e último dia as regatas tiveram início às 11:00 e terminaram às 15h30, com condições atmosféricas relativamente agradáveis para a realização das várias provas, permitindo assim um desempenho mais competitivo entre os atletas. Um dia de regata entusiasmante com 4 atletas a lutarem, em pé de igualdade, pelo primeiro lugar na classe 303 Individuais até ao último minuto. Segue abaixo os primeiros 3 classificados de cada classe:

2.3:

1º Lugar: André Bento do clube ENVA

2º Lugar: Rui Dowling do clube CNHorta

3º Lugar: Daniel Cunha do clube CNCascais-OZ Energia

303 Duplos:

1º Lugar: Pedro Reis e Ana Cunha do clube CNCascais-OZ Energia

2º Lugar: Ramalho e Gui do clube ICMP- Vela Solidária

3º Lugar: Mikail e Domingos do clube CNCascais- OZ Energia

303 Individuais:

1º Lugar: Gonçalo Ribau do clube SCAveiro-AAUAv

2º Lugar: Gui do clube ICMP- Vela Solidária

3º Lugar: Luís Martins do clube CNPovoa

Terminadas as regatas, realizou-se a entrega de prémios do top 3 de classificados das classes 2.3, 303 Duplos e 303 Individuais, cuja cerimónia contou ainda com as presenças da Vereadora da Câmara Municipal de Portimão Teresa Mendes, David Rochate representante da Marina de Portimão, e Jorge Figueiredo, representante da Classe Hansa.

De referir ainda que os 1.ºs classificados das classes receberam um Voucher da empresa AllArade, com direito a passeio às grutas de Benagil, em data a acordar por ambas as partes. Este fim de tarde contou ainda com a degustação de sangria Branca, Vinho Branco e Vinho Rosé Foral de Portimão, e também com prova de iguarias, sendo que o apoio foi dado pela Docapesca, em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão nestas vertentes.

Dito isto tudo, assim se concluiu mais um campeonato de Vela Adaptada Hansa 2018, organizado pela Teia D’impulsos, Projecto Vela Solidária e pelo Iate Clube da Marina de Portimão. É de registo notório toda a dedicação por parte dos atletas, voluntários e membros associados à Vela Solidária no decorrer do evento, permitindo assim a realização deste com a maior naturalidade possível.

O fim-de-semana foi um sucesso, tendo sido anunciado pelo presidente da Classe Hansa – Jorge Figueiredo – que o Campeonato Nacional 2019 será novamente realizado em Portimão, na semana que antecederá o Campeonato Europeu da mesma classe. Campeonato esse, também organizado pela Vela Solidária e Iate Clube da Marina de Portimão, em estreita parceria com a Câmara Municipal de Portimão que será Cidade Europeia do Desporto em 2019.

Categories: Desporto, Portimão