Desporto

Filipe Santos e Beto Correia vencem no Carvoeiro (Lagoa) etapa inaugural do Campeonato Nacional de Futevólei 2018

A jovem e conhecida dupla nacional constituída por Filipe Santos e Beto Correia, os vice-campeões em título, representantes do CD Póvoa, foi a grande vencedora da 1ª etapa do Campeonato Nacional de Futevólei 2018.

A vila de Carvoeiro, e a sua conhecida e magnífica praia, acolheram um grande espetáculo desportivo, em prova a contar para a 13ª edição do Campeonato Nacional de Futevólei, a principal prova do panorama nacional.

Foram 13 as equipas, nomeadamente 26 atletas, que evoluíram ao longo dos dois dias de prova (2 e 3 de junho), no areal do recinto, com registo para a presença de equipas de todo o país em busca da vitória e primeiros pontos no ranking.

O evento teve o seu início no sábado (2 junho), pelas 14h00, com as equipas a evoluírem e a discutir o apuramento divididas em três grupos. Numa primeira fase as cinco duplas menos cotadas no ranking discutiram o acesso ao Qualifying. As restantes oito duplas mais cotadas iniciaram a sua participação seguidamente, fechando o primeiro dia de prova ao fim de 22 partidas bastante disputadas e com quatro equipas a garantirem o passaporte para os Quartos de Final.

O segundo e derradeiro dia da etapa, domingo, 3 de junho, teve o seu início pelas 14h00, com 8 equipas a medirem forças no Qualifying para apurar as restantes 4 duplas para os Quartos-de-Final.

Já com os 8 finalistas conhecidos, a prova prosseguiu com 4 decisivos jogos dos Quartos de Final e em resultado dos mesmos apuraram-se para as Meias-Finais as duplas Ruben Santos/Alan Cavalcanti (EF Alan Cavalcanti), Pedro Salvador/Bonga (CD Póvoa), Jorge Gamboa/João Gamboa (CD Póvoa) e Filipe Santos/Beto Correia (CD Póvoa).

Em resultado dos 2 jogos correspondentes às Meias-Finais, Ruben Santos/Alan Cavalcanti e Filipe Santos/Beto Correia, foram mais eficazes e venceram os seus adversários em 2 sets sem resposta.

Em clima de festa e de grande animação, chegou-se à discussão da grande Final da etapa. O equilíbrio foi a nota dominante, com alternância constante no marcador, acabando Filipe Santos/Beto Correia por fechar o 1º set na frente por 18×15. Sem margem para novo deslize, Ruben Santos e Alan Cavalcanti iniciaram o 2º set da melhor forma ganhando alguma vantagem, contudo do outro lado, a dupla poveira, conseguiu corrigir alguns aspetos do seu jogo e aos poucos conseguiu a recuperação pontual que viria a ser decisiva para fechar o set e a partida com novo 18×15 e consequente vitória na etapa inaugural.

O campeonato prossegue no fim-de-semana de 23 e 24 junho na Póvoa de Varzim, sendo que até lá terá lugar o momento mais importante do ano do Futevólei Europeu, nomeadamente o European Footvolley Championship 2018, que irá acontecer na Áustria de 6 a 9 de junho, em Graz, com a representação portuguesa a ser feita com 2 duplas no quadro principal e 1 dupla inicialmente no Qualifying.

Numa organização da Federação Nacional de Futevólei, o evento teve como principais entidades apoiantes, o Município de Lagoa, AlgarveExperience, Jornal A Bola, A Bola TV, Movielight, assim como outros parceiros locais.

Confira em anexo os Resultados

Por: Federação Nacional de Futevólei – Portugal

Categories: Desporto, Lagoa