AGENDA

Ação de Educação Ambiental “A Nossa Casa É Um Planeta” pela primeira vez no Algarve, em S. Brás de Alportel | 7 e 8 de junho

A ALGAR, juntamente com a Câmara Municipal de São Brás de Alportel, comemora a Semana do Ambiente trazendo pela primeira vez ao Algarve o projeto de Educação Ambiental “A Nossa Casa é um Planeta”.

A ALGAR, empresa certificada, responsável pela valorização e tratamento dos resíduos sólidos do Algarve, em parceria com a Câmara Municipal de São Brás de Alportel, através do seu Centro de Interpretação e Educação Ambiental “Quinta do Peral”, comemoram a Semana do Ambiente (5 de junho) trazendo ao Algarve, pela primeira vez, a ação de Educação Ambiental A Nossa Casa é Um Planeta”. Um projeto do Grupo Empresa Geral do Fomento, que resultou de um trabalho conjunto das empresas: Algar, Ersuc, Resiestrela, Resinorte, Resulima, Suldouro, Valnor e Valorminho, e que contou com o apoio do Fundo Ambiental e da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020.

A iniciativa vai realizar-se nos dias 7 e 8 de Junho, no quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel e destina-se aos alunos do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas. Serão realizadas sessões temáticas sobre a Redução, Reutilização, Recuperação, Reciclagem de materiais e sobre a Energia, recorrendo para isso a uma tecnologia inovadora, dinâmica e interativa com os participantes.

Durante 2 dias, os alunos vão poder participar em atividades que se vão desenvolver num planetário itinerante de 360º, onde serão projetados 3 filmes, em versões adaptadas consoante as faixas etárias. O tema central das 3 histórias incide sobre 2 irmãos, a Guida e o Rui, que desenvolvem diversas iniciativas para incentivar a redução, a reutilização e a reciclagem dos resíduos urbanos produzidos diariamente em casa.

Os alunos vão ainda poder participar na realização de jogos sobre as referidas temáticas ambientais e no final serão distribuídos materiais pedagógicos.

A ação A Nossa Casa é Um Planeta” pretende contribuir para uma cidadania ativa no âmbito do desenvolvimento sustentável e incentivar a construção de uma sociedade de baixo carbono, racional e eficiente na utilização dos seus recursos.

A ALGAR recorda que tem diversas atividades de educação ambiental disponíveis às escolas da região e à população em geral, durante todo o ano, podendo ser consultadas no Guia de Atividades de Educação Ambiental, em www.algar.com.pt