A FARO 1540 elege nova Direção e mantém o rumo na defesa e promoção do património ambiental e cultural da cidade de Faro.
Paulo Oliveira Botelho, arqueólogo e historiador, é o novo Presidente da Direção da FARO 1540 – Associação Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural Faro, cujas eleições para o triénio 2018-2021, decorreram na passada semana.
A nova Direção da FARO 1540 pretende dar continuidade ao projeto e à missão que desde a sua fundação, a 24 de março de 2009, esteve na génese desta Associação com o estatuto de ONGA – Organização Não Governamental de Ambiente e Património desde 2011. Contribuir para a defesa, promoção e afirmação do património ambiental, arquitetónico, cultural e histórico do município de Faro, promover um conjunto de reflexões e dinâmicas associadas à cidadania interventiva, colaborar na formação e informação dos seus associados e na procura de um desenvolvimento sustentável de Faro são objetivos que se mantêm como alicerces da ação da Faro 1540.
A recém-empossada equipa pretende igualmente “dar continuidade ao legado dos últimos 9 anos que tornaram esta instituição uma referência a nível ambiental e patrimonial da cidade de Faro e reforçar o papel da Associação como agente catalisador e dinamizador de uma cidadania mais ativa, mais consciente e mais participativa de todos os farenses. Para tal, pretendemos implementar um conjunto de ações na área ambiental, patrimonial e do desenvolvimento sustentável que visam o aprofundamento do conhecimento nestes domínios por parte da sociedade civil, conduzindo ao incremento da sua participação ativa nos processos de tomada de decisão. Assim, participação é diálogo, interação, consciencialização, ganho de capacidade de intervenção independente, auto-mobilização para a mudança e um exercício de uma cidadania emancipadora e proactiva “, afirma Paulo Oliveira Botelho.
Para Paulo Oliveira Botelho, “pretende-se uma FARO 1540 mais próxima de todos os farenses, quer vivam na cidade, na campina ou nas ilhas barreira, descentralizando as nossas ações, levando-as a todos os cantos do nosso concelho, contribuindo desta forma para uma progressiva diminuição das assimetrias de intervenção cívica existentes no mesmo. Em cada canto do nosso concelho esconde-se um património de valor incalculável que urge dar a conhecer, capitalizar e cuidar”.
A FARO 1540 agradece todo o empenho e dedicação da anterior equipa por todo o trabalho desenvolvido na afirmação da FARO 1540 como instituição de referência no panorama farense.
Órgãos Sociais da FARO 1540 para o Triénio 2018-2021
Direcção
Presidente – Paulo Botelho
Vice-Presidente – Teresa Correia
Secretário – Álvaro Carvalho
Tesoureiro – Tiago Borba
Vogal – António Palma
Vogal – Ricardo Brochado
Mesa da Assembleia-Geral
Presidente –Bruno Lage
Secretário – Jorge Carrega
Secretária – Isabel Narciso
Conselho Fiscal
Presidente – Adriano Guerra
Vogal – Pedro Assoreira
Vogal – Carlos do Carmo
Categories: Faro