AGENDA

MONCHIQUE | The Navigator Company apoia produtividade e boas práticas

A The Navigator Company está a apoiar os produtores florestais dos concelhos de Arouca e de Monchique com uma campanha de incentivo à replantação que pretende dar impulso à produtividade e às boas práticas silvícolas naquelas regiões. Os princípios de gestão florestal sustentável, em especial a certificação, são condições para a atribuição dos apoios.

A campanha de estímulo à replantação, foi lançada no passado dia 29 de maio em Monchique e está hoje em Arouca e inclui um incentivo de 500€ por hectare em plantas e/ou apoio monetário e acompanhamento técnico para garantir as melhores práticas silvícolas.

Um dos apoios fundamentais que a The Navigator Company partilhou com os produtores locais foram as plantas de elevada qualidade que produz nos seus viveiros, os maiores da Europa. A Companhia, recorde-se, é líder europeia na produção de plantas florestais certificadas e líder mundial no melhoramento genético do Eucalyptus globulus, a espécie florestal mais eficiente para a produção de pasta de celulose e papel de alta qualidade.

Este apoio destina-se exclusivamente a proprietários que já possuam plantações de eucalipto, não contemplando novas áreas. De igual forma, só serão contemplados projetos de replantação provenientes de proprietários que detenham áreas de eucalipto certificadas ou se comprometam com a certificação. As candidaturas ao programa estão abertas até ao  final de julho.

A escolha dos concelhos de Arouca e Monchique para esta ação está relacionada com a experiência da The Navigator Company nestas regiões, onde a companhia detém explorações próprias. Em ambos os concelhos verifica-se um envelhecimento das plantações dos produtores privados, com uma baixa realização do seu potencial produtivo. Obter mais produtividade com a mesma área de plantação é, assim, um dos efeitos pretendidos com esta campanha.

A The Navigator Company considera que a replantação é uma oportunidade de conciliar objetivos de produtividade com a implementação de uma nova floresta, corrigindo os erros da atual, com mais e melhor gestão florestal, mais valor e sustentabilidade para as gerações futuras e significativo impacto no reforço da prevenção de incêndios florestais nas áreas intervencionadas.

Para aceder mais informações sobre estes apoios, a The Navigator Company disponibiliza uma linha telefónica dedicada, no número 265 709 041, bem como um e-mail específico: replantacao@thenavigatorcompany.com.

Categories: AGENDA, Monchique