Quarteira

QUARTEIRA | Arraial na Rua Poeta Pardal com JM Pasadinhas e forte apoio à Seleção

Ontem à noite, 15 de junho, houve mais um Arraial dos Santos Populares em Quarteira, desta vez na Rua Poeta Pardal, um baile animado pelo popular José Manuel Pasadinhas. Esta noite, volta a haver arraial no mesmo local.

Uma grandiosa festa com a população a aderir em peso onde se notou um forte apoio à Seleção Nacional que está a disputar o Mundial na Rússia.

Um baile que assinalou ainda o aniversário do Bruno, com todos a cantarem em coro os Parabéns a Você.

Destaque para a presença do presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto.

Depois dos bailes na Rua do Pinheiro, nos dias 8 e 9 de junho, animados por Zé Pedro, seguem-se agora os bailes na Rua Poeta Pardal, ontem com JM Pasadinhas e hoje com Emanuel Lopes.

Os bailes vão depois paea a Rua da Gaivota, nos dias 22 e 23 de junho, animados pelo Duo MV – Miguel&Vicente.

Finalmente, nos dias 29 e 30 de junho, é a vez dos bailes na Rua da Cabine, animados por Valter Cabrita e Zé Pedro.

Os bailes populares inserem-se no programa dos desfiles das Marchas Populares, um dos mais típicos e característicos eventos culturais da cidade de Quarteira, que, nos dias 12, 23 e 28 de junho, volta a mostrar o forte bairrismo desta antiga comunidade piscatória.

Estes desfiles levam ao “Calçadão” nascente milhares de visitantes que aqui vêm apreciar esta verdadeira manifestação etnográfica ligada ao mar, nomeadamente os trajes, as músicas e as coreografias dos grupos participantes.

Nas três noites de festejos – Stº António, S. João e S. Pedro – centenas de quarteirenses desfilam num dos maiores eventos do género no sul do País e que é um cartaz turístico do Algarve nesta altura do ano.

Mas as Marchas são apenas uma das componentes dos Santos Populares de Quarteira. Por estes dias, em vários pontos da cidade, há bailaricos, fogueiras, manjericos e alcachofra, mas também a gastronomia típica desta época como a sardinha assada ou o caldo verde. Elementos que mantêm ainda muito do tipicismo da Quarteira de outrora e que a cidade oferece aos seus visitantes.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Veja também o VÍDEO 1

Veja também o VÍDEO 2

Veja também o VÍDEO 3

Categories: Quarteira