Quarteira

Arraial de S. João na Casa de Repouso de Quarteira

A Casa de Repouso de Quarteira promoveu ontem à tarde (24 de junho) um Arraial de S. João para assinalar os Santos Populares em convívio entre utentes e familiares, animado pela cantora e acordeonista Vera Romba.

O arraial, que contou com a presença do presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto, decorreu sempre debaixo de um ambiente de grande animação, inundado por sentimentos de muito amor e muita ternura dispensados aos idosos utentes da instituição.

Houve baile e comes e bebes, onde a rainha foi a Sardinha Assada, mas também vendas de rifas e de manjericos.

A Casa de Repouso de Quarteira é uma das valências da Fundação S. Barnabé, uma Fundação de Solidariedade Social que resultou da transformação da forma jurídica da Associação «Casa do Povo de S. Barnabé» e que, como tal, foi reconhecida e registada, na sequência do despacho do Secretário de Estado da Segurança Social de 04/11/2010.

Como projeto de cariz social, a Fundação S. Barnabé teve a sua origem num serviço de apoio domiciliário e num projeto de Luta contra a pobreza, iniciados nos fins dos anos oitenta, na região de S. Barnabé, concelho de Almodôvar.

Considerando os resultados do projeto e bem assim, o impacto social, económico e cultural que este teve, junto não só da população da freguesia de S. Barnabé, mas também do próprio concelho de Almodôvar, e conscientes da necessidade vital para a região da sua continuidade, foi deliberado continuar o mesmo, nascendo assim, à data, a Associação Casa do Povo de S. Barnabé, de que resultou a Fundação S. Barnabé.

Foi com um pequeno serviço para poucas pessoas que nasceu uma organização que emprega hoje 135 pessoas e serve muitas centenas mais.

Hoje, a Fundação S. Barnabé desenvolve as suas atividades em S. Barnabé, Almodôvar, Beja, Quarteira, Moura, Pombal e Leiria e tem projetos a avançar em Évora e Faro.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: Quarteira