Ao fim da tarde de ontem, dia 20 de julho, no Largo do Centro Autárquico de Quarteira, teve lugar mais uma sessão do evento “Conversas com…”, numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Loulé e pela Junta de Freguesia de Quarteira. Desta vez, os convidados foram dois nomes de peso da arbitragem nacional e internacional: Duarte Gomes e César Correia.
Com apresentação e moderação de Neto Gomes, a iniciativa contou ainda com a participação de Tiago Guadalupe, coordenador na Divisão de Desporto da Câmara de Loulé e coordenador da Loulé Cidade Europeia do Desporto 2015, é coautor, juntamente com Luís Lourenço, autor da Biografia de José Mourinho, do livro “LIDERATOR – A Excelência no Desporto”.
Os árbitros falaram da diferença da arbitragem de antes e de hoje e partilharam episódios ocorridos durante a sua atividade na arbitragem.
No final, houve um período de debate onde foram levantadas questões sobre o mundo da arbitragem, com destaque para o VAR – Vídeo Árbitro, onde intervieram o presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto, que foi jogador profissional de futebol, Lara Ramos, ex dirigente da Associação de Atletismo do Algarve e o antigo árbitro José Manuel Guerreiro, entre outros.
O moderador Neto Gomes chamou ainda ao palco os antigos jogadores de futebol Quim Quim (CDR Quarteirense, entre outros) e Carlos Sério (CUF, Portimonense SC e SC Farense).
A terminar, Telmo Pinto, em nome do presidente da Câmara Municipal de Loulé, procedeu à entrega de brindes aos antigos árbitros Duarte Gomes e César Correia.
Duarte Gomes iniciou a carreira na arbitragem aos 18 anos. Subiu à primeira categoria nacional em 1997, com 24 anos, tendo sido um dos árbitros mais jovens a alcançar o escalão máximo. Em 2002 recebeu as insígnias da FIFA, tornando-se árbitro internacional. Foi o melhor árbitro do ano em 2006 e retirou-se dos relvados em 2016. É considerado um dos melhores árbitros portugueses de todos os tempos.
O algarvio César Correia nasceu a 1 de abril de 1935. Iniciou-se como árbitro na época de 1959/60 e chegou a internacional em 1973/74. Terminou a carreira a 20 de novembro de 1982, após 23 anos de atividade, 9 dos quais na condição de internacional. Recebeu, em 1982, a medalha de bons serviços desportivos, atribuída pelo Governo Português.
Veja também o VÍDEO da transmissão em direto.



























