Quarteira

Fernando Carvalho & Sons Tropicais com estreia mundial do grupo de dança de Loulé, US Team, na Feira de Verão de Quarteira

A Feira de Verão de Quarteira foi palco na noite de ontem (22 de julho) de mais um espetáculo, desta vez com a atuação do grupo Sons Tropicais.

O espetáculo foi dividido em 3 partes:

  • Sons Tropicais com Nanda Marisa e sua banda;
  • Estreia mundial do grupo de Loulé, US Team
  • Fernando Carvalho e a banda Sons Tropicais

A elevada qualidade do grupo e os sons tropicais depressa despertaram na assistência a vontade para um pezinho de dança.

O grupo é liderado pelo conhecido artista guineense, Fernando Carvalho, e integra a sua filha, Fernanda Marisa, na voz e nas teclas.

Fernando Carvalho vive no Algarve, onde se dedica a compor música africana. Tem protagonizado inúmeras atuações, sobretudo na região algarvia, tanto a solo como com a banda Sons Tropicais.

Fernando Carvalho muito precocemente apaixona-se pela música, na terra que o viu nascer, Guiné Bissau. Sempre foi entusiasta pelo símbolo e referência do músico José Carlos Schwartz. Em 1980, vem para Lisboa prosseguir os estudos na Faculdade de Economia. A música e os estudos nunca estiveram separados, antes pelo contrário sempre se complementaram. Termina o curso de Economia em 1985 e em 1986 publica o seu 1.º trabalho discográfico, “O Risco”, seguido por trabalhos tais como: “A Nêga” (1987), “Vila Marachique” (1988), “Aquele Abraço” (1989), “Nô Djorçon/A Nossa Geração” (1990), “Construir” (1991), “Sôdadi” (1992), “Abraço de Paz e Esperança” (1993), “Zumbela” (1994), “Manera di Vívi” (1996), “Nen!né” (1997/8). Em 2009 publica o seu 12.º CD com o título genérico “Século XXI”, onde aborda, através de sons frescos e ritmados da Música Africana, temas como a paz, o ambiente, o equilíbrio ecológico, em mais uma tentativa pedagógica de sensibilizar e contagiar a juventude para as grandes questões futuras.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: Quarteira