Loulé

Design de Loulé em exposição nos Estados Unidos

O Museu do Design e da Moda vai incluir na Exposição “Como se Pronuncia Design em português? 2000-2018” as taças Empreita à Hora (2 horas e 8 horas) recentemente oferecidas pela Câmara Municipal de Loulé para integrar a coleção do MUDE.

A exposição está patente na Sol Koffler Gallery em Providence, nos Estados Unidos da América.

As taças foram desenvolvidas pelo designer Henrique Ralheta, em colaboração com as artesãs Odete Dias (empreita) e Júlia Laurência (costura), no âmbito da Residência Designers de Loulé realizada entre 2016 e 2017 em que designers nascidos em Loulé trabalharam com os artesãos do Concelho, para criar peças de marcada identidade local.

As peças consistem em rolos de empreita que pela sua flexibilidade permitem que o utilizador possa moldar a taça a seu gosto. Mas a grande particularidade passa por serem vendidas à hora, num claro alerta para as questões da subvalorização do trabalho artesanal.

Na técnica da “Empreita”, antes de se dar forma aos objetos tece-se uma longa trança de palma. O comprimento dessa trança corresponde aqui, diretamente, ao tempo de trabalho. Quanto maior o diâmetro, maior o tempo despendido na produção da peça.

Quanto deverá custar um produto que tem em si 8 horas de trabalho especializado, carregado com a arte, a história e a identidade de um território?

“Como se Pronuncia Design em português? 2000-2018”

Sol Koffler Gallery

Providence, RH, EUA

Até 3 de agosto

Categories: Loulé