Loulé

Município de Loulé e Artistas de Minerva celebram protocolo para funcionamento de Escola de Música desta filarmónica

No âmbito daquilo que está a ser a forte aposta do Município de Loulé no ensino da Música no próximo ano letivo, foi celebrado um protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Loulé e a Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva tendo em vista o funcionamento da Escola de Música desta associação cultural.

Assim, a edilidade irá ceder o 1º andar de um edifício localizado em pleno centro da cidade, na Avenida José da Costa Mealha, para acolher este espaço dedicado ao ensino livre de música que conta com longa tradição no Concelho e que tem sido, de resto, um importante desiderato dos Artistas de Minerva.

A Escola de Música da Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva irá contar, entre outros espaços, com 2 salas de formação musical e 5 salas de instrumentos, e reunirá as melhores condições para alunos e professores.

Prosseguindo as suas competências no apoio a atividades sociais, culturais e educativas, a Autarquia irá atribuir ainda à filarmónica louletana, que trará a este projeto todo o seu know how, uma comparticipação financeira para o funcionamento dos cursos livres de música nos instrumentos de Piano, Violino, Flauta de Bisel, Guitarra, Canto, Guitarra Portuguesa, Acordeão, Flauta Transversal, Clarinete, Saxofone, Trompete, Trompa de Harmonia, Trombone, Tuba, Bombardino e Percussão. A edilidade apoiará igualmente a aquisição de instrumentos para o funcionamento destes cursos, enquanto que o ensino destes instrumentos, bem como a formação musical e as classes de conjunto serão da responsabilidade dos Artistas de Minerva.

Este protocolo de cooperação foi firmado pelo presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, e pelo presidente da Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva, Manuel Guerreiro.

Recorde-se que é também no próximo ano letivo que entrará em funcionamento a primeira escola de ensino público de música a Sul de Lisboa e que ficará instalada no emblemático Solar da Música Nova, edifício que foi alvo de obras de reabilitação.

Categories: Loulé