Albufeira

ALBUFEIRA | Atletas do FC Ferreiras conquistam medalhas no Mundial de Natação Adaptada no Canadá

Na passada semana, os atletas do FC Ferreiras que participaram no Mundial DSISO Truro Canadá foram recebidos em abraços pelo Município de Albufeira. Trouxeram do Canadá medalhas e motivos de orgulho: José Vieira foi 2º nos 50 Bruços e 3º na estafeta 4X50 Estilos. Já Filipe Santos foi 3º nos 4X 50 Estilos e nos 4X100 Estilos. Dois atletas que são exemplos notáveis de esforço e desportivismo.

Na passada semana, o Presidente da Câmara Municipal de Albufeira recebeu no seu gabinete a equipa de Natação Adaptada do FC Ferreiras, que trouxe para Albufeira bons motivos de contentamento: dois algarvios do Futebol Clube de Ferreiras tiveram uma prestação notável no Mundial DSISO Truro Canadá – 9th Down Syndrome World Swimming Championships 2018 (de 21 a 26 de Julho): José Vieira, aos 35 anos, consagrou-se Vice-campeão do Mundo nos 50m Bruços e conquistou o bronze nos 4X50 Estilos. Já Filipe Santos participou nas Estafetas 4X50Estilos e 4X100Estilos ambas com um notável 3º lugar.

Neste campeonato, a Seleção Portuguesa de Síndrome de Down viu 8 dos seus atletas conquistarem 3 medalhas de prata e 4 de bronze e foram batidos 13 Records Nacionais.

Nesta receção na Câmara Municipal de Albufeira, os atletas receberam lembranças do Município e fizeram-se acompanhar pelo Presidente do FC Ferreiras, António Colaço e a técnica, Sónia Demétrio. José Carlos Rolo manifestou o seu contentamento por ver reconhecido o esforço e a qualidade técnica destes atletas. “Albufeira apoia o desporto o melhor que pode e isso dá-nos uma grande satisfação, especialmente quando vemos a dedicação e a força de vencer destes atletas”, referiu o Autarca. Refira-se que José Vieira trabalha desde os 16 anos na padaria do Jumbo em Faro. Depois de um dia de trabalho, das 8h às 17h, desloca-se diariamente às Piscinas Municipais de Albufeira para treinar das 19h às 20h30.

A salientar que a secção de Natação do Futebol Clube de Ferreiras abraçou o Projeto de Natação Adaptada em 2015. Para além da sua Equipa de Competição, o Clube estabeleceu Protocolos coma o Município de Albufeira e Agrupamentos de Escolas do Concelho na criação da Disciplina Natação para os alunos de Necessidades Especiais Educativas com o objetivo de proporcionar a oportunidade de adaptação ao meio aquático destes alunos. O compromisso com a Natação Adaptada é uma das prioridades do Clube não só ao nível das Escolas como no campo competitivo. Na Equipa de Natação Adaptada do Futebol Clube de Ferreiras destacam-se os atletas Filipe Santos e José Vieira, ambos selecionados para representar Portugal nos Campeonatos do Mundo da DSISO no Canadá em Julho de 2018.

Categories: Albufeira, Desporto