AGENDA

Associação Almargem promove Projeto Carcavai – Greenway entre Quarteira e Vale do Lobo com caminhada | 9 de setembro

A Associação Almagem viu recentemente aprovada uma candidatura ao Fundo Ambiental 2018, “Educação Ambiental + Sustentável: Repensar Rios e Ribeiras”.

O “Carcavai Greenway” é um projeto que pretende desenvolver uma lógica local de educação ambiental assente no envolvimento dos cidadãos na valorização do território e que integra uma parceria alargada de base científica e civil onde se incluem: Escola Secundária de Loulé e Agrupamentos de Escolas vizinhos, Centro Ambiental da Pena e Centro Ambiental de Loulé, Centro Ciência Viva do Algarve, CIMA – Centro de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Algarve), Centro de Formação de Professores do Litoral à Serra e até mesmo a colaboração de alguns especialistas a nível individual.

Centrado na rede hidrográfica da Ribeira de Carcavai, o projeto pretende, além de ações de monitorização, desenvolver iniciativas fundamentais para que o principal eixo desta ribeira possa ser transformado num greenway ou corredor verde, que permita a continuidade espacial e conservação da biodiversidade em todo o território. Assim como uma adequada integração com o desenvolvimento das atividades humanas e dos aspetos culturais a ela associados, nomeadamente na sua passagem pelo meio urbano de Loulé e noutras zonas habitadas ou de interferência humana direta no ordenamento do território. Serão desenvolvidas ações em torno dos ecossistemas aquáticos e ripícolas.

Para além da sensibilização ambiental que será realizada junto das escolas e do público em geral através de campanhas de comunicação e de uma plataforma digital dedicada, pretende-se garantir a participação ativa e passiva do público, através de 4 roteiros de descoberta da Natureza, um concurso de ideias, duas conferências, uma exposição, um vídeo e um guia digital, entre outras ações. Pretende-se também obter um efeito multiplicador, através de iniciativas que gerem um efeito disseminador do conhecimento, nomeadamente ações de formação e workshops.

Neste âmbito, a Associação Almargem vai promover o primeiro Roteiro Descoberta da Naureza do projeto “ Carcavai Greenway”, que ocorrerá no próximo dia 9 de Setembro de 2018, onde a Almargem vai dar a conhecer a zona húmida do Trafal, situada entre Quarteira e Vale de Lobo, numa caminhada que será de 7,5 quilómetros, tem um nível de dificuldade baixo e prevê-se que dure cerca de duas horas e meia.

Categories: AGENDA, Quarteira